Por Francisco Cândido
Em 20/09/2017

Gente da nossa gente – Personagem da nossa História.
DJALMA LUCAS PARREIRA

 ORGANIZADOR DA EXPOSIÇÃO FEIRA-AGROPECUÁRIA DE RORAIMA – EXPOFERR 

Na Avenida Santos Dumont, no Bairro São Pedro, estão três instituições: o Cartório Eleitoral, o Ministério Público Estadual e a representação do Ministério da Agricultura. Naquele local, na década de 1950, havia uma roça com plantação de arroz, milho e pasto para o gado, além de árvores de Taboca (parecida com bambu). Toda aquela área pertencia ao casal Alvino e Elvira de Albuquerque Lima.

O Governador do Território Federal do Rio Branco, Hélio Magalhães de Araújo (1959-1961), comprou aquela área para fazer uma Feira de Exposição de gado e de produtos regionais. O seu sucessor, Djacir Cavalcante de Arruda (1961–1962), realizou a primeira Exposição e o Governador Clovis Nova da Costa (1962–1963) deu continuidade a realização anual da “Exposição Feira-Agropecuária”– EXPOFERR.

Durante 29 anos a “Exposição”, como era chamada pelo o povo, foi a principal atração do Território Federal de Roraima. E, o principal organizador deste evento anual, foi o servidor público federal Djalma Lucas Parreira, assim como também da “Festa do Arroz”, com exposição, compra e venda de um dos principais produtos de exportação de Roraima.

Djalma Lucas Parreira nasceu em 20/04/1930, no Rio de Janeiro. Veio para Boa Vista em 1954 e aqui passou a trabalhar no Laboratório da “Divisão de Terras e Colonização do Território Federal do Rio Branco”-DPTC-, sob a chefia do Dr. JocelynLeocádio Rosa. Aliás, como ainda não havia em Boa Vista a vacina antirrábica, o Dr. Jocelynpassou a desenvolver remédios similares à vacina para uso em pessoas mordidas por cães, gatos e morcegos. Ele, nesta época, foi nomeado Diretor do Serviço de Controle da Raiva Canina (hoje o Centro de Controle de Zoonoses). O Dr. Jocelynfaleceu em Fortaleza/CE, no dia 17 de agosto de 1987.

Foi neste ambiente de trabalho que o senhor Djalma Lucas Parreira desenvolveu suas atividades profissionais. Djalma era um funcionário público criativo. Ele desenhou o símbolo da Feira-Agropecuária (Expoferr) e foi o seu principal organizador.

Para a Expoferr, os fazendeiros traziam o seu melhor gado, a sua melhor rês e o seu melhor cavalo. Os produtores agrícolas, com suas famílias, traziam frutas, legumes, doces, farinha e carne da melhor qualidade. Os indígenas traziam sua produção e artesanatos. Além da exposição de gado e de produtos regionais, havia também atrações com shows de cantores locais e de outros estados. Em meio a toda esta festa, os momentos mais esperados eram o Rodeio (com corridas de cavalos e habilidades na derrubada do boi no laço) e a escolha da “Rainha da Feira”, quando moças roraimenses, vindas também do interior representando as Colônias Agrícolas: Braz de Aguiar (Cantá), Fernando Costa (Mucajaí); e Coronel Mota (Alto Alegre), desfilavam diante da Comissão Julgadora, recebendo os aplausos do público.

Durante muitos anos, o Djalma Parreira foi o encarregado de organizar todo o festejo, e ao mesmo tempo, exercia a função de Chefe do Setor de Revenda Agropecuária da Secretaria de Economia, Agricultura e Colonização, que passou a ser a responsável pela realização da “Exposição Feira-Internacional”, do Governo do Território Federal de Roraima.

Na história da antiga Expoferr, dois personagens são inesquecíveis: o Djalma Parreira, na organização, e o Áureo Odilon de Souza Cruz na locução e animação dos eventos na Exposição. A Feira-Agropecuária, à época situada na Avenida Santos Dumont, foi desativada em 1991 no governo de Rubens Vilar de Carvalho.

Quanto ao Djalma Lucas Parreira, este faleceu no dia 11/08/1998. Era casado com a senhora Laura de Souza Parreira e com ela teve cinco filhos: Walney, Haidée, Neide, Úrsula e José Luiz Parreira Neto.

Neste ano de 2017, a Feira-Agropecuária de Roraima-EXPOFERR-, em seu atual endereço, às margens da BR-174/Norte, no Parque de Exposições Dandãezinho (João Alves dos Reis), vai ocorrer no período de 05 e 15 de outubro.

Francisco Cândido
franciscocandido@ibest.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!