Por Shirley Rodrigues
Em 16/12/2017

Com Nada 
* Até os mais experientes policiais se disseram chocados com as imagens de mulheres executando outras jovens com inimaginável requinte de crueldade. Fotos e vídeos estarrecedores foram liberados pela própria polícia como forma de auxiliar na captura das pessoas que praticaram esses terríveis crimes. O pior de tudo é saber que essas pessoas – tanto as vítimas quanto as assassinas – têm filhos pequenos. Agora digam aí, que futuro pode ter uma criancinha que teve o infortúnio de nascer dessas criaturas?
 
Com Tudo 
* Desde ontem, o Município do Cantá está realizando a 22ª edição da sua tradicional Festa do Abacaxi na Serra Grande II. O evento, que se encerra neste sábado com o show da cantora Roberta Miranda, conta também com torneios esportivos (corrida de cavalo, speedway, corrida ciclística, corrida de pedestres e rodeio), a escolha da Rainha do Abacaxi, além do concurso que elegerá a maior área plantada; o maior expositor de abacaxi; o abacaxi exótico; derivados da fruta e maior comedor em quantidade de abacaxi.

Dr. Emanoel Licarião, médico PhD em Cardiologia e presidente da Unimed Fama, com a deputada Ângela Águida Portella, recebendo a comenda Orgulho de Roraima, por sua atuação como único médico especialista em estimulação cardíaca artificial no Estado

Três Tambores
* Neste sábado, 16, a partir das 18h, no Parque de Exposições Dandãezinho, acontece a última prova de Três Tambores do ano, que reunirá os melhores competidores de Roraima.
* Serão quase dez mil reais em prêmios e os interessados em obter mais informações sobre o grande evento devem ligar para os telefones: 99114-8532 e 99114-2103.

Bazar Delas
* Encerra-se neste sábado, na loja Look MaryLu (Avenida Mario Homem de Melo, 2063 – Mecejana), a segunda edição do Bazar Delas, pilotado pela linda Paulinha Leite.
* A movimentação começa a partir das 9h e está repleta de produtos novos e seminovos, como roupas de várias grifes. Mais informações no IG da loja @lookmarylu ou pelo telefone: 99156-0303. (Aceita-se cartão de débito)

Alessandro Soares, inaugurando idade nova neste sábado

Natal
* Bruno Dantas, Teresa Diniz e a equipe do Bar da Brahma já deram início aos preparativos para a festa de Natal que promete ser o mais badalado da cidade.
* A festa começa a partir das 23h do dia 24, sem hora pra acabar. As atrações serão: DJ Toniolli; Kiko Brites, Edílson Marques e a dupla nacional “Rayane & Rafaela”.

Abacaxi
* O Centro das atenções da Macuxiland neste sábado será, sem dúvida, a região da Serra Grande II, Município do Cantá, onde acontece desde ontem a 22ª edição da tradicional Festa do Abacaxi.
* Na extensa programação que inclui esporte, lazer e cultura, está a escolha da Rainha do Abacaxi e o show da cantora Roberta Miranda.

As gêmeas Nell Anne e Nell Enne Rodrigues pilotam neste sábado a última prova de Três Tambores, a partir das 18h no Parque de Exposições Dandãezinho

#Rápidas
* A página de hoje é dedicada a Rogério Poliselli que recebe quilométricas homenagens por conta de sua troca de data neste sábado.
* Também inaugurando idade nova hoje Rigoberto de Morais e Jenivaldo Batista.
* Amanhã quem está de aniversário é o jornalista, contra-tenor e conselheiro estadual de Cultura, Jânio Tavares.
* Ainda celebrando nova idade domingo Leno Santos, Marcos Leandro da Silva, Capoi Brasil e Marcelo Guimarães.
* Muita gente que vai passar o Natal e Réveillon fora da cidade já começou a deixar a cidade nesse fim de semana. Quem ficar por esses lados, terá várias opções de lazer, tanto no Natal, quanto na virada do ano.

 PERFIL 


Giuliana Castro Lima: “... a grande maioria das pessoas que chegam vem em busca de refúgio, são pessoas de bem, e é uma questão humanitária acolhermos essas pessoas”.

Giuliana Nicolino de Castro Lima é delegada de Polícia da Polícia Civil de Roraima desde 2004. Formada em Direito no ano de 2002 pelo CESUMAR em Maringá-PR, é especialista (lato sensu) em Violência Doméstica e Sexual Contra Crianças e Adolescentes pela USP - Universidade de São Paulo. Na Polícia Civil de Roraima, trabalhou na Delegacia de Defesa da Mulher, Delegacia da Infância e Juventude, Delegacia Geral, 4º Distrito Policial, DAT e Plantão Central, e também no Departamento de Cidadania da SESP. Foi Conselheira Titular do Conselho Estadual de Assistência Social e vice-diretora da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago. Além da experiência na área, Dra. Giuliana vem de uma família de policiais. É filha do delegado Uziel Castro e da agente Ivone Castro, além de ser casada com o também delegado Dr. Alexandre Lima, com quem tem três filhos. Dra. Giuliana Castro Lima assumiu recentemente como titular da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Roraima.

* O fato de pertencer a uma família de policiais teve influência na sua decisão de ser Delegada de Polícia?
Na verdade toda a família veio junta fazer o concurso da Polícia Civil de Roraima e todos nós fomos investidos no cargo de Policiais Civis no mesmo dia! Conheci meu marido na Academia de Polícia. Sinto-me privilegiada por isso, pois nos permite o aprimoramento do nosso trabalho, facilitando a troca de informações, além da motivação, fortalecimento e suporte que damos uns aos outros. Nossa família é peculiar, temos praticamente um Departamento de Inteligência dentro de casa!

* Sua experiência nos vários setores da Polícia Civil foi determinante para que aceitasse o convite para ser Secretária de Segurança?
Foi com muita honra que recebemos o convite da Governadora Suely Campos em assumir a Segurança Pública do Estado de Roraima, e nossa nomeação mostra a força de vontade do Governo e preocupação com a segurança da população, em integrar todas as áreas do Estado para o enfrentamento à criminalidade. Certamente nossa experiência profissional e capacidade pessoal de atuar na área social foram fatores determinantes para a escolha da nossa Governadora, a quem agradeço mais uma vez a confiança.

* Quais são os principais problemas de Segurança Pública no Estado de Roraima?
Nos últimos três anos, temos trabalhado para sanar a falta de investimentos em políticas de prevenção da criminalidade, como educação, esportes, e projetos sociais. Também no aparelhamento das Polícias. Um grande desafio é o envolvimento de jovens com drogas, e também o combate às facções criminosas. Quanto a isso temos policiais e profissionais da Segurança Pública compromissados e altamente capacitados para enfrentar o crime, e continuaremos vencendo.

* O que seria necessário para solucionar essas questões de segurança?
Milhares de estudos têm sido feitos em todo o mundo para solucionar essa questão tão complexa. Sabemos que os países que conseguiram obter bons resultados na redução da criminalidade investiram em Políticas Públicas e em integração, pois o problema da criminalidade não passa apenas pelo trabalho das Polícias, é preciso que atuemos de maneira integrada com outras políticas criminais, de justiça, sociais, educacionais, de infraestrutura, entre outras. Outra experiência positiva tem sido o Policiamento Comunitário.

* Porque tantos jovens têm sido assassinados ultimamente?
Muitas vezes os crimes têm sido reflexo do envolvimento dos jovens com o crime, com drogas e com o tráfico de drogas. Por isso precisamos tanto trabalhar de maneira integrada com políticas de prevenção, além da repressão que já tem sido feita pelas polícias. No mundo do crime, os jovens buscam uma espécie de poder, mas eles têm que saber que esse caminho só traz desgraça e o final é: cadeia ou cemitério. Não vale a pena.

* O grande fluxo de estrangeiros no último ano aumentou a violência em Roraima?
Importante falarmos sobre esse assunto, pois muitas pessoas falam a respeito de um possível aumento de violência com a migração dos venezuelanos que vêm em busca de refúgio, mas a realidade não é bem assim. Os dados estatísticos que temos referentes a ocorrências registradas nas Delegacias de Boa Vista mostram que é mínima a quantidade de delitos praticados por pessoas de nacionalidade venezuelana em comparação com os praticados por pessoas de nacionalidade brasileira. Precisamos combater o preconceito e a xenofobia, pois a grande maioria das pessoas que chegam vem em busca de refúgio, são pessoas de bem, e é uma questão humanitária acolhermos essas pessoas.

* Que ações pretende empreender na sua gestão para tornar Boa Vista mais segura?
Os desafios são grandes e conto com a misericórdia, amor e proteção de Deus para me guiar nessa missão! Pretendemos atuar em integração com todos os demais órgãos que compõem o sistema de segurança, prisional e de defesa social do estado, como a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, SEJUC, além de outras Secretarias de Estado como SETRABES, SEED, SESAU, SEINF, para políticas integradas, e também Poder Judiciário, Ministério Público e Sociedade Civil. Pretendemos reativar o GGI – Gabinete de Gestão Integrada, os Conselhos Comunitários de Segurança, e políticas de Policiamento Comunitário. Além de outras ações e investimentos.

* Como uma mulher jovem, bela, mãe e esposa mantém a forma e concilia as obrigações de casa com um trabalho tão complexo como de policial?
Em casa temos igualdade na divisão dos afazeres domésticos, de maneira que nada fica pesado para nenhum. Compartilhamos tudo: educação dos filhos, compras no supermercado, enfim, tudo que faz uma família funcionar bem! Casei com um marido maravilhoso que valoriza e respeita meu papel de mulher e profissional!

* Que mensagem a secretária de Segurança Pública do Estado de Roraima deixa à população?
Gostaria de agradecer o apoio que tenho recebido da população de Roraima, e de toda equipe de Governo, e acima de tudo a Deus! Temos muito trabalho a fazer e esperamos continuar com os bons resultados que temos obtido. Sabemos que temos falhas e estamos trabalhando para saná-las e aprimorarmos nossa prestação de serviços à população! Trabalhar em prol das pessoas é um grande privilégio! Queremos desejar para você e para a população roraimense Boas Festas e um feliz 2018, com a proteção de Deus em todos os lares, lembrando do Autor da Vida: Jesus Cristo!

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Social
+ Ler mais artigos de Social