SEMANA SANTA

Fumaça será malhada como Judas neste ano

Moradores escolheram o boneco chamado 'Fumaça', em repúdio às ueimadas que têm afetado a qualidade do ar e a vida dos habitantes de Roraima.

Fumaça será malhada como Judas neste ano Fumaça será malhada como Judas neste ano Fumaça será malhada como Judas neste ano Fumaça será malhada como Judas neste ano
A malhação do boneco ocorre no sábado de Aleluia, período que marca a transição entre a Sexta-Feira Santa e o domingo de Páscoa -  Foto: Nilzete Franco/FolhaBV
A malhação do boneco ocorre no sábado de Aleluia, período que marca a transição entre a Sexta-Feira Santa e o domingo de Páscoa - Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

Assim como muitas cidades ao redor do mundo, em Boa Vista, uma tradição da Semana Santa é a prática da “malhação de Judas”, na qual um boneco confeccionado em pano ou isopor é pendurado em um poste, simbolizando uma execução. Neste ano de 2024, os moradores escolheram o boneco chamado ‘Fumaça’ como alvo, em repúdio às recentes queimadas que têm afetado a qualidade do ar e a vida dos habitantes de Roraima.

A malhação do boneco ocorre no sábado de Aleluia, período que marca a transição entre a Sexta-Feira Santa e o domingo de Páscoa, conforme a tradição católica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

Essa prática remete ao julgamento popular contra Judas Iscariotes, um dos apóstolos de Jesus Cristo, que teria traído Jesus entregando-o ao Sinédrio em troca de dinheiro, de acordo com relatos do Novo Testamento. Assim, durante a Semana Santa, as comunidades católicas realizam simbolicamente o julgamento, a condenação e a execução de Judas, o traidor. Antes da “execução” do boneco, é lido o “testamento” de Judas, que contém versos satíricos sobre pessoas e eventos locais.

Queimadas

As queimadas ilegais têm sido uma preocupação devido ao período de estiagem e à frequente ocorrência de incêndios no Estado, resultando em uma cobertura de fumaça sobre a capital e outros municípios. Além de afetar a saúde e a qualidade de vida dos moradores, a fumaça compromete a visibilidade nas estradas.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.