Cultura

Uma viagem imaginária incrível ao Nordeste

Uma viagem imaginária incrível ao Nordeste Uma viagem imaginária incrível ao Nordeste Uma viagem imaginária incrível ao Nordeste Uma viagem imaginária incrível ao Nordeste

O espetáculo “Nordeste – A Dança do Brasil”, promovido pela Cia. Balé Popular de Recife se apresenta hoje, 18, às 20h, no Teatro Jaber Xaud – Sesc Mecejana. E promete uma viagem imaginária incrível ao nordeste, com muitas cores, brilho, música e beleza. Um dos intuitos é gerar a interação e levar alguns dos costumes nordestinos ao público.

O Balé Popular de Recife surgiu em 1977, por meio do grande escritor brasileiro Ariano Suassuna, que solicitou a criação de um balé armorial, ou seja, uma arte erudita a partir de elementos da cultura do Nordeste brasileiro.

De acordo com uma das organizadoras do evento, Carla Navarro, a ideia dele era misturar o popular com o clássico. “O que ficou dessa semente foi, principalmente, a preservação do nosso sotaque, das nossas características culturais. A gente investe nisso. Inclusive, existe atualmente uma escola da própria instituição chamada Centro Cultural Brasílica”.

Além disso, nos informou que existem núcleos espalhados pela cidade, nas escolas públicas e particulares. “Há uma preocupação com a preservação da nossa identidade. Quando a gente consegue levar esse tipo de apresentação para todo o Brasil, como estamos fazendo agora, todo esse investimento na educação faz sentido, pois é a nossa grande âncora”, explicou feliz pela iniciativa.

ESPETÁCULO – Reúne quatro ciclos festivos: natal, São João, carnaval e afro ameríndia. “Os cidadãos terão a oportunidade para ver danças tradicionais que recriamos, como frevo, maracatu, caboclinhos, ciranda, xaxado e guerreiro”, explicou. Ainda sobre o espetáculo, disse que representa toda a força e alegria de um povo. “Vale ressaltar que não é um grupo folclórico, transformamos as tradições em linguagem cênica. Entrelaçando-as. Misturando os ritmos, essa é uma das características do nosso grupo”, esclareceu a organizadora.

Conforme ela, foi por meio de um projeto do Sesc, chamado Palco Giratório, que foi possível a companhia percorrer o Brasil com 26 apresentações, levando consigo14 bailarinos e 4 pessoas na produção. “Boa Vista é a penúltima cidade que iremos nos apresentar. O que tenho visto pelo Brasil é que somos recebidos com muito carinho e admiração. Os teatros ficam lotados, inclusive, lotando locais com capacidade para mil lugares. A gente fica muito feliz”, destacou.

EXPECTATIVA – Segundo Carla, no Norte eles também têm tido uma aceitação maravilhosa, tanto em Porto Velho, como em Manaus. “Aqui estamos com uma boa expectativa, fomos recebidos muito bem. E o que a gente tem percebido é que existe, realmente, uma sede dos indivíduos em relação a esse tipo de manifestação. O espetáculo não é só dança, você sente diante da alegria e muita festa. Com certeza o público sairá carregado de energias positivas”.

Sobre o futuro disse que pretendem continuar firmes na caminhada, criando novos núcleos, novas relações. “Dessa forma, fazer com que a cultura seja consolidada e preservada, ampliando o trabalho, para que isso não morra”, finalizou, demonstrando orgulho e satisfação.

SERVIÇO
Espetáculo “Nordeste – A Dança do Brasil”
Local: Teatro Jaber Xaud – Sesc Mecejana
Horário: 20h
Ingressos: R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira)
Classificação: livre

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.