POLÍTICA INTERNACIONAL

Lula cancela agenda para ir ao velório de Pepe Mujica

Em razão do falecimento de Mujica, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, decretou luto oficial de três dias no Brasil

Lula cancela agenda para ir ao velório de Pepe Mujica Lula cancela agenda para ir ao velório de Pepe Mujica Lula cancela agenda para ir ao velório de Pepe Mujica Lula cancela agenda para ir ao velório de Pepe Mujica
Lula irá ao Uruguai para velório de Pepe Mujica e presta homenagem ao ex-presidente (Foto Divulgação)
Lula irá ao Uruguai para velório de Pepe Mujica e presta homenagem ao ex-presidente (Foto Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que irá ao velório do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, que faleceu nesta terça-feira (13), aos 89 anos.

Em visita oficial à China, Lula concedeu uma entrevista coletiva a jornalistas brasileiros, chineses e de outras nacionalidades, na qual manifestou sua intenção de prestar as últimas homenagens ao amigo e referência política.

“Assim que chegar a Brasília, pretendo ir ao enterro do Pepe Mujica. O mínimo que podemos fazer é nos despedir de quem foi um exemplo de dignidade e respeito para todos nós”, declarou o presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Após a entrevista em Pequim, Lula e sua comitiva embarcaram de volta ao Brasil. A chegada está prevista para a noite desta quarta-feira (14). O velório de Mujica será realizado a partir de amanhã, no Palácio Legislativo, em Montevidéu.

Mais cedo, Lula já havia divulgado uma nota oficial lamentando a morte de Mujica e exaltando seu legado político e social. Na coletiva, ele reforçou a homenagem, lembrando os 12 anos em que Mujica esteve preso durante a ditadura uruguaia.

“Pepe Mujica não foi apenas um militante de esquerda, senador, deputado ou presidente. Ele foi uma figura essencial para a democracia, para os setores progressistas e para a esquerda. Se ele não tivesse existido, o mundo precisaria de outro Mujica para nos inspirar com seu exemplo de humanidade, dignidade, solidariedade e coragem”, afirmou Lula.

O último encontro entre os dois líderes aconteceu no fim de 2024, na chácara de Mujica, nos arredores de Montevidéu. Na ocasião, Lula condecorou o ex-presidente uruguaio com a Ordem do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria brasileira destinada a estrangeiros.

“Naquela visita, ele me disse com serenidade: ‘Lula, eu estou indo embora’. Aquela tranquilidade era o mesmo jeito com que ele governava o Uruguai”, relatou o presidente.

Lula ainda destacou o caráter singular de Mujica: “É difícil encontrar duas ou três pessoas no mundo com a dignidade e o caráter dele”.

Em razão do falecimento de Mujica, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, decretou luto oficial de três dias no Brasil.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.