LEI SECA

17 motoristas são autuados por dirigir sob efeito de álcool

Ação integrada do Detran-RR e polícias registrou mais de 100 infrações e abordou 121 veículos

17 motoristas são autuados por dirigir sob efeito de álcool 17 motoristas são autuados por dirigir sob efeito de álcool 17 motoristas são autuados por dirigir sob efeito de álcool 17 motoristas são autuados por dirigir sob efeito de álcool
17 motoristas são autuados por dirigir sob efeito de álcool

Da noite de sexta-feira (9) até a madrugada de sábado (10) a Operação Lei Seca autuou 17 motoristas por dirigirem sob efeito de álcool ou se recusarem a realizar o teste do bafômetro. A ação, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) com apoio das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, visa reduzir acidentes e mortes no trânsito associados ao consumo de bebidas alcoólicas.

Durante a fiscalização, 121 veículos foram abordados, com 109 testes de alcoolemia aplicados. Seis condutores apresentaram resultado positivo para álcool, enquanto 11 se recusaram a fazer o exame – conduta que, por lei, também gera penalização. Além disso, quatro carros e quatro motocicletas foram removidos para o pátio do órgão, e 104 outras infrações de trânsito foram registradas.

Gueres Mesquita, diretor de Segurança no Trânsito do Detran-RR, destacou que o objetivo da operação é preservar vidas. “Não buscamos atrapalhar a diversão, mas conscientizar sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool ou substâncias que comprometem a capacidade de conduzir um veículo”, afirmou.

Combinação de fiscalização e educação
Além da repressão, a operação teve caráter educativo. Agentes da Divisão de Educação e Prevenção a Acidentes de Trânsito (DPET) distribuíram material informativo e orientaram condutores sobre legislação e segurança. Ruth Prill, chefe da DPET, reforçou a importância da colaboração de todos. “Pedestres, ciclistas e motoristas precisam agir com responsabilidade para evitar tragédias”, disse.

A iniciativa integra as atividades do Maio Amarelo 2025, campanha nacional que promove ações de conscientização sobre segurança viária. Para a operação, foram mobilizados 18 agentes do Detran-RR, seis policiais militares, seis civis e dois rodoviários federais, totalizando 32 profissionais empenhados na fiscalização.

Desde 2008, a Lei Seca no Brasil prevê penalidades rigorosas para motoristas que dirigem após consumo de álcool, incluindo multas, suspensão da CNH e apreensão do veículo. No RR, operações como esta têm sido realizadas periodicamente para coibir a prática.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.