Esporte

Voleibol é a segunda maior modalidade em partidas nos JER’s

A Etapa Final dos Jogos Escolares iniciaram no último sábado, 25, e seguem até o dia 1º de setembro. Em meio às modalidades disputadas nesta edição, o voleibol é a segunda maior em número de partidas e de atletas inscritos. A primeira é o futsal, e a terceira o futebol de campo.   

Para se ter uma ideia, as duas quadras do Instituto Federal de Roraima (IFRR) campus Boa Vista recebe simultaneamente jogos das categorias mirim (12 a 14 anos) e do infantil (15 a 17 anos) nos naipes feminino e masculino. Até a decisão do título estadual, mais de 25 jogos serão disputados.

 Do município de Caracaraí, Rômulo Terminelis, professor e treinador da escola Sales Guerra, contou um pouco da trajetória até a etapa final.

“Nós passamos por uma preparação lá em Caracaraí, tivemos apoio da Federação [Roraimense de Voleibol], do Nedson, e de outros atletas que foram lá também somar com a gente. Estamos num processo, não só eu como também o professor Petrônio treinador das meninas. É um trabalho de muita parceria. O interior é bastante dispendioso com relação a recurso, então a gente vai juntando a situação com a outra e vai se ajudando para poder ter material e não faltar bola e manter a estrutura dos treinos. Tudo é muito dificultoso se comparado a cidade. Mesmo assim, a gente conseguiu desenvolver nesse meses atrás que antecederam os jogos um bom trabalho com nossos atletas”, explicou.

Também de Caracaraí, porém defendendo a camisa da Escola Presidente Castelo Branco, o atleta Alex Morais de 15 anos, mesmo com a equipe derrotada, ainda segue esperançoso: “Nos primeiro dias foram difíceis, ontem [domingo] jogamos, nosso time perdeu, mas estamos aí com vontade de vencer”, disse.

Representante de Boa Vista, da Escola Severino Cavalcante, Lucas André Araújo, de 17 anos, ressaltou brevemente o nível dos atletas nesta edição de JER’s: “Os jogos estão acirrados. Nossa equipe na competição, por enquanto, está boa também. As partidas estão bem equilibradas, está bonito de ver”, contou.

Ana Rizia, de apenas 14 anos, da Escola São José, também da capital roraimense, foi mais além. A Atleta destacou a importância do voleibol na sua vida e contou como está sendo a experiência de competir pela primeira vez nos Jogos Escolares.

“É muito importante a gente está participando dos esportes, principalmente o voleibol que, pra nós, é muito comum no nosso dia a dia e também acho importante pra gente que está na fase de crescimento. Gostei muito de estar aqui presenciando outros times, é muito bom. É minha primeira vez nos Jogos Escolares e é muito bom. É uma experiência ótima que a gente leva pra nossa vida e eu incentivo todos a fazer esporte e participando dos jogos. É aquela aflição, nervosismo, mas sempre unidas, com uma apoiando a outra, porque a gente é uma equipe”, afirmou.

As modalidades atletismo e vôlei de praia, ao contrário das outras que estão sendo disputadas entres os dias 25 de agosto e 1º do próximo mês, foram remanejadas para os dias 12 a 16 de setembro.

OUTRAS MODALIDADES – futsal, handebol, basquete, tênis de mesa, xadrez, natação, vôlei, futebol e karatê. As modalidades de natação e karatê, encerraram nesta segunda-feira, 27.