Cotidiano

Você na Folha debate Lei da Fila

Quem nunca ficou em uma fila esperando por um longo período de tempo para poder resolver algum problema? Esta é uma reclamação comum entre a maioria das pessoas, principalmente nas filas de agências bancárias. Entretanto, muitas pessoas não têm conhecimento da lei da fila. A Folha foi às ruas saber das pessoas se já ficaram mais de 30 minutos na fila do banco. Você conhece a lei da fila? Já procurou seus direitos? Por quê?

Laura Ferreira, 58 anos, recepcionista (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Ficar mais que 30 minutos em uma fila é algo que acontece com a maioria das pessoas. Eu particularmente já tenho conhecimento com relação à lei da fila, no entanto, nunca reivindiquei meus direitos, devido ao fato de ser um processo demorado, que pode não valer a pena. Geralmente procuro selecionar os locais onde posso pagar as contas de uma forma mais rápida”

Tatiane Soriano, 32 anos, funcionária pública (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Já aguardei até mais que 30 minutos para ser atendida em certos locais. Apesar de saber da lei, nunca procurei meus direitos, pois acho que eu teria que enfrentar outra fila, para aguardar o processo. Acredito que nem todos conseguem resolver o problema, sem falar que pode demorar certo tempo para o consumidor ganhar a causa”

Irá Gabriel, 30 anos, montador (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Ouvi falar da lei da fila uma vez quando estava aguardando atendimento em um banco. Na época, muitas pessoas foram atrás dos órgãos responsáveis para reivindicarem seus direitos, com relação a essa empresa. Cheguei a ficar na fila por três horas, esperando ser atendido. Eu particularmente nunca fui atrás de mexer com processos, devido à falta de tempo”

Yáskara Kalffruan, 33 anos, administradora (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Nunca ouvi falar na lei da fila. Eu particularmente não consigo aguardar mais de 20 minutos para ser atendida, sempre que ia até uma agência, acabava desistindo. Então, decidi pagar minhas contas pela internet, justamente para evitar certos tipos de situação. Acredito que deveriam pensar em uma forma do atendimento ser mais rotativo”

João Marcelo, 40 anos, autônomo (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Perdi as contas de quantas vezes já passou do limite estipulado pela lei para eu ser atendido. No entanto, apesar de sempre acontecer isso comigo, nunca fui atrás de reivindicar alguma coisa. Acredito que é um processo demorado que muitas das vezes pode não valer a pena tanto esforço e tempo investido”

Jhonny Leal, 18 anos, estudante (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Geralmente eu aguardo muito mais que 30 minutos. Nunca ouvir falar sobre a lei da fila. Achei que a única coisa a se fazer era aguardar até ser atendido. Acredito que se todas as pessoas conhecessem essa lei, iam acabar não se sujeitando a isso. Agora, que faço ideia da existência da lei, creio que é importante buscar os meus direitos”.