Saúde e Bem-estar

Vício em trabalho pode atrapalhar relacionamentos pessoais

Segundo o médico, muitas pessoas continuam trabalhando até mesmo em momentos de folga, e não por que precisam, mas por que estão viciadas

É importante sabermos diferenciar o amor ao trabalho do vício.  Uma pessoa que ama seu emprego sabe que o trabalho excesso e sem descanso irá causar efeitos nocivos à saúde e bem-estar. De acordo com o psiquiatra Alberto Iglesias, além de problemas a saúde, os ‘workaholics’ podem enfrentar conflitos nos relacionamentos pessoais e familiares.

“Profissionais dedicados que buscam resultado é sempre positivo, mas os profissionais precisam entender que o ‘workaholic’ obsessivo muitas vezes não consegue obter tais resultados. Uma agenda atarefada, sem espaço para o lazer e descanso pode trazer resultados ruins para o empregado, que não irá conseguir atingir a sua meta” explica o médico.

O psiquiatra ressalta a necessidade do tempo dedicado ao descanso e lazer. “Se você faz uma tarefa com exaustão poderá errar e precisar refazer, causar o dobro do tempo e do trabalho necessário para exercer aquilo” explica.

Os ‘workaholics’ podem enfrentar conflitos nos relacionamentos pessoais e familiares (Foto: Divulgação)

Segundo o médico, os sinais negativos de um workaholic são fáceis de perceber. Muitas vezes essas pessoas estão passando por problemas pessoais e descontam no trabalho, com medo de enfrentar certos aborrecimentos.

Uma pessoa viciada em trabalho não consegue se desligar da rotina, mesmo fora dele, acaba por deixar de lado seu parceiro, filhos, pais, amigos. Nesses casos, é muito comum que a pessoa comece a se afastar do seu ambiente e de pessoas que não tem alguma ligação com seu trabalho.

“Elas passam muitas horas no escritório, pulam os intervalos para almoço e lanche, e passam horas trabalhando ainda em casa. Ou então, ficam horas no celular ou reavaliando pendências do trabalho” exemplifica.

Uma pessoa viciada em trabalho não consegue se desligar da rotina (Foto: Divulgação)

Com o advento da tecnologia, muitas pessoas continuam trabalhando até mesmo em momentos de folga, e não por que precisam, mas por que estão viciadas.

“É preciso desligar o celular por algumas horas, esquecer as redes sociais, e quando estiver descansando, utilizar realmente o tempo para isso. E na hora do trabalho, organize seu tempo e agenda, e mantenha a concentração, assim você terá resultados mais positivos no trabalho, que no fim é o que todo workaholic quer. O excesso pode trazer desvantagens tanto para o empregado quanto para a instituição em que trabalha. O descanso é fundamental para melhoria de resultados e busca de novas ideias que podem potencializar os resultados no trabalho” explica o médico.