Cotidiano

Viaturas da Polícia Militar estão paradas por falta de combustível

Racionamento de combustível estaria sendo feito há pelo menos uma semana; situação agravou ontem

A falta de combustível comprometeu a saída das viaturas dos 1º e 2º Batalhões de Polícia Militar (BPM), que deveriam atender a demanda em vários bairros da Capital conforme a solicitação da população através da central 190 durante toda a manhã de ontem, 9.

A equipe de reportagem da Folha esteve no 2º BPM, localizado na rua Nazaré Filgueiras, no bairro Senador Hélio Campos, e constatou que pelo menos dez viaturas estavam estacionadas no pátio por volta das 11h sem terem se deslocado para atender nenhuma ocorrência.

Os policiais do 2º BPM atuam na zona oeste, área considerada mais populosa da capital, com aproximadamente 131 mil habitantes. Segundo um dos denunciantes, que optou por não ser identificado por medo de represálias, a situação é extremamente preocupante, pois sem viaturas por falta de combustível fica impossível atender as ocorrências graves, comprometendo a segurança da população. “Esta situação persiste também no 1º Batalhão, que abrange os bairros da área central da Cidade. As viaturas também estão paradas sem ter como ser abastecidas. Há mais ou menos uma semana passamos por uma redução nas rondas e o atendimento foi limitado às ocorrências extremamente graves. Mas hoje [ontem] quando chegamos para assumir nosso plantão encontramos as viaturas paradas”, relatou.

Ainda segundo o denunciante, o policiamento ostensivo da capital ficará comprometido com a paralisação das viaturas. Bairros que possuem grande circulação de pessoas, como Brigadeiro, Conjunto Cidadão, Senador Hélio Campos, entre outros, poderão ficar sem ronda até resolver este impasse por conta da falta de abastecimento das viaturas. “Se tiver alguma ocorrência que necessite de acompanhamento, não tem como ser executada. Uma das viaturas está a menos de um quarto da capacidade. Mandaram a gente ficar parado nos batalhões até ser encontrada uma solução”, detalhou.

A Folha recebeu ainda a informação que, para não parar totalmente o atendimento das ocorrências na capital, quatro viaturas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) estariam dando suporte aos dois Batalhões até o restabelecimento do combustível e o retorno das viaturas às ruas da capital.

OUTRO LADO – Em nota, a Polícia Militar informou que as viaturas começaram a ser abastecidas no final da manhã de ontem, 9, e a situação foi normalizada. (R.G)

Publicidade