Cultura

Venezuelanos criam carteiras feitas de notas de bolívar

Os artesãos Josué Oliveros e Victor Centeno utilizaram cédulas sem valor para criar carteiras

Josué Oliveros mora em Boa Vista há dois anos, Victor Centeno chegou há uma semana. Os dois venezuelanos atravessaram a fronteira em busca de oportunidade de emprego em Boa Vista. Morando em uma casa de dois quartos divididos para dez pessoas, eles criaram uma carteira feita de cédulas de bolívar, dinheiro venezuelano que perdeu o valor, uma solução para o sustento da família enquanto não conseguem um emprego.

O dinheiro deixou de valer na Venezuela após decisão de Maduro e acabou virando material para artesanato. “Você conseguia um emprego e tinha uma diária que um dia dava pra comprar alimento, mas no dia seguinte, já não dava mais” conta Josué.

O dinheiro deixou de valer na Venezuela após decisão de Maduro (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

Segundo ele, mesmo com as dificuldades de conseguir trabalho, ainda considera a decisão de ter saído do país como a única solução. “Aqui há uma resistência para se conseguir emprego, e os venezuelanos saem as ruas vendendo o que tem, e nós pensamos no artesanato” relatou. Ele conta que Victor o ensina a fazer as carteiras e que essa parece ser a forma escolhida para tirar o sustento da família. “Já estou há muito tempo entregando currículos e esperando um telefonema, mas nunca nos chamam” relata o venezuelano, que fala fluentemente o português.

O problema agora é conseguir o material para produzir mais carteiras. “Nós estamos esperando mais notas virem da Venezuela, mas ainda precisamos de dinheiro para investir nos zíperes. Enquanto isso estamos esperando por uma oportunidade de emprego, fazemos qualquer serviço, e aquilo que não sabemos fazer, nós tentaremos aprender” disse.

Josué Oliveros e Victor Centeno produzem as carteiras (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

Josué Oliveros e Victor Centeno disponibilizaram um número de telefone para contato, para quem tiver interesse em oferecer trabalho ou investir nas carteiras artesanais. (55 68 9928-9870 WhatsApp)