Cotidiano

Veículos utilizam desvio para chegar a Normandia pela BR-401

Equipes da Defesa Civil e DNIT foram até o local para averiguar situação; Desvio foi feito e veículos já podem passar

Um dia após a assinatura do decreto de emergência nos Municípios de Caracaraí, Pacaraima e Uiramutã, outro município está sofrendo as consequências do grande volume de chuva nos últimos meses. A BR-401, rodovia que leva para o Município de Normandia, leste de Roraima, rompeu nessa sexta-feira, 27, depois que um bueiro metálico foi levado pela intensidade de água. Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foram até o local e fizeram um desvio para a passagem de veículos.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Doriedson Ribeiro, equipes da Defesa Civil já estavam realizando o monitoramento da região há alguns dias e entraram em contato com o DNIT, responsável pela rodovia federal, para avaliar a situação e realizar as manutenções necessárias. A ação contou com auxílio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) e da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAERR).

“O local é alagado e baixo.A quantidade de água de chuva na região foi muito intensa, aumentando o nível de água na pista que forçou e acabou fazendo essa ruptura”, explicou Doriedson. 

Por meio de nota, o DNIT esclareceu que as estruturas dos bueiros metálicos vão se deteriorando com o tempo e precisam passar por substituição. Após a situação de rompimento no quilômetro 35, o Departamento informou que irá fazer a recomposição do aterro no local durante o verão e o bueiro será substituído por linhas de concreto.

Defesa Civil Nacional orientou decretação de situação de emergência

Sobre a situação de emergência, decretada pela governadora Suely Campos na quinta-feira, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Doriedson Ribeiro, esclareceu que, mesmo com a diminuição do nível do Rio Branco, a Defesa Civil fez a orientação para que fosse assinado o decreto de emergência por conta da situação de famílias que estão desabrigadas e também de comunidades indígenas que foram afetadas.

“O lençol freático naquela região tá muito alto. Algumas comunidades perderam a safra, isso ocasionou a falta de alimentação. Entramos em contato com a Defesa Civil Nacional e eles nos orientaram que providenciássemos o decreto de situação de emergência para que pudéssemos solicitar recursos de alimentação para atender essa população”, disse.

Segundo o comandante, o monitoramento de todas as regiões continua sendo feito por conta da possibilidade de novas enchentes e o período de pós-enchentes, que acarreta em algumas necessidades das populações afetadas.

No Município de Caracaraí, onde famílias ficaram desalojadas e desabrigadas, aos poucos o nível o Rio Branco começa a normalizar, mas ainda não existe a orientação para voltarem para casa, principalmente famílias do Baixo Rio Branco que ainda estão em situação preocupante.

“Temos famílias do Baixo Rio Branco que estão necessitando desse apoio, apesar de o rio estar começando a baixar. Caracaraí já havia declarado situação de emergência. Foi feita a remoção de mais ou menos 20 famílias entre desabrigados e desalojados”, ressaltou.

Em relação ao Município de Normandia, o Corpo de Bombeiros ainda está avaliando se existe a necessidade de situação de emergência. As ações da Defesa Civil estão ocorrendo em parcerias com as Defesas Civis Municipais, que estão repassando informações instantâneas do que estão correndo nos municípios, assim como a presença de diversas equipes in loco para dar suporte as possíveis famílias que venham sofrer com as consequências do período de inverno.(A.P.L)