Cotidiano

Vândalos danificam mais um radar eletrônico no trecho urbano da 174

Desde a implantação dos redutores de velocidade, em novembro do ano passado, este é o segundo caso registrado de depredação dos equipamentos

Um radar eletrônico instalado na avenida Brasil, trecho urbano da BR-174, na saída para Manaus, zona Sul, foi danificado na manhã de ontem. Populares relataram que o equipamento foi derrubado por um caminhão que passava em alta velocidade no acostamento da via. Desde a implantação dos redutores de velocidade, em novembro de 2014, este é o segundo caso registrado de depredação dos equipamentos.

Segundo o coordenador de engenharia do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Roraima (Dnit), Reginaldo Pereira Lima, ao tomar conhecimento do ocorrido, o órgão adotou o procedimento padrão e comunicou o fato à Polícia Federal (PF) para realizar perícia e avaliar os danos. “De imediato, vamos proceder com o conserto do equipamento”, afirmou.

Conforme ele, a perícia irá constatar as causas da derrubada do equipamento, se foi um acidente ou um ato de vandalismo, que é a hipótese mais provável, segundo Lima, ao informar que o Dnit está aguardando o resultado para colher provas do ocorrido.

O coordenador informou também que o órgão registrou Boletim de Ocorrência sobre o caso e vai tentar identificar o culpado de ter danificado o equipamento. “É um crime de dano ao patrimônio público e vamos apurar. A partir do momento que for comprovado que houve a intenção de danificar e o culpado for identificado, ele vai ser punido dentro da lei”, ressaltou.

O consórcio que opera na manutenção dos nove radareseletrônicos, instalados ao longo dos 900 km de rodovia em território roraimense, fará uma avaliação do dano para saber os custos do conserto do equipamento danificado.

Lima destacou que desde a implantação dos radares eletrônicos e redutores de velocidade na BR-174, nenhum acidente com vítima fatal foi registrado nos trechos próximos aos equipamentos. “Acidentes que eram comuns não ocorrem mais. Então, o dano a esses equipamentos geram prejuízo para própria população. A pessoa que faz uma coisa dessas prejudica toda a comunidade”, frisou.

CASO ANTERIOR – Outro radar eletrônico instalado na BR-174 também já havia sido danificado por vândalos em fevereiro deste ano. À época, o Dnit constatou que o ato havia sido cometido para impedir o registro de veículos em alta velocidade na rodovia. Os equipamentos registram, em média, 15 multas por dia. O valor da multa para quem exceder a velocidade pode varia entre R$ 85,00 e R$ 574,60. (L.G.C)