Cotidiano

Vacinação contra o Sarampo, saiba onde se vacinar

Governo de RR monta força-tarefa contra a doença

Neste sábado, 10, será o dia D da maior campanha de vacinação já realizada no Estado. O inimigo da vez é o sarampo.

Para combatê-lo, é preciso do apoio da população, pois a meta é vacinar todas as pessoas de seis meses a 49 anos de idade, entre brasileiros e imigrantes venezuelanos, que não tenham sido vacinados ou que não tenham cartão de vacina, número estimado em até 400 mil pessoas.

Serão 130 pontos de vacinação em todo o Estado, com o envolvimento direto de mais de 600 pessoas nas equipes de imunização. A campanha inicia neste sábado e segue até o dia 10 de abril.

Os municípios são os principais executores da campanha, mas, para ajudá-los, o Governo do Estado montou dez pontos de vacinação fixos e três equipes móveis para que se atinja a meta. Os postos funcionarão neste sábado das 8h às 17h sem intervalo para o almoço.

Os municípios do interior também terão, além dos postos de saúde, pontos volantes para vacinação nas vilas mais distantes das sedes.

Após o Dia D, a vacinação continua nos postos de saúde da capital. “Ao longo da campanha, novas estratégias serão traçadas para vacinar a maior quantidade possível de pessoas”, informou a coordenadora estadual de Vigilância em Saúde, Daniela Souza.

Ao final dos 30 dias de campanha, será realizada uma busca de casa em casa por pessoas não imunizadas, por meio das equipes da Estratégia Saúde da Família.

MOBILIZAÇÃO – Menos de um mês após o início do surto de sarampo em Roraima, o Governo do Estado conseguiu mobilizar municípios, Governo Federal e organismos internacionais de saúde para a maior campanha de intensificação vacinal já realizada em Roraima.

A campanha foi lançada na quarta-feira, 7, pela governadora Suely Campos, que, embora reconheça a grandiosidade do desafio, afirma que o Estado está preparado para esta batalha. “Não podemos deixar que Roraima sofra uma grande epidemia, por isso, precisamos que todos os municípios se envolvam nesta campanha para mobilizar toda a população”.

Governo garantiu todo o material necessário para a campanha, desde as doses e seringas para aplicação das vacinas, até camisetas, bonés, cartazes, faixas e outdoors para ajudar os municípios a mobilizar a população.

O Ministério da Saúde e a Opas/OMS (Organização Pan-americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde) estão dando total apoio à ação, incluindo a contratação de 60 vacinadores para apoiar os agentes municipais.

Pontos fixos:

• Feira do Produtor – Avenida Glaycon de Paiva, São Vicente

• Supermercado Gavião – Avenida das Guianas, 13 de Setembro

• Grande Loja Maçônica – Rua Coronel Pinto, 384, Centro

• Praça Capitão Clóvis – Praça do Centro Cívico

• Supermercado Gavião – Avenida dos Garimpeiros, 332, Alvorada

• Sede do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) – Rua Dr. Luiz Brito Júnior, 27, Equatorial

• Praça Germano Augusto Sampaio – Rua Delman Veras, Pintolândia

• Feira do Pintolândia – Rua Pedro Aldemar Bantim, Silvio Botelho

• Rodoviária Internacional de Roraima – Avenida das Guianas, 1523, 13 de Setembro

• Centro de Ensino Kumon Centro – Avenida Sebastião Diniz, Centro 

Equipes Móveis:

• Ocupação no Pedra Pintada

• Ocupação no Cidade Satélite

• Abrigos para venezuelanos

Publicidade