Cultura

Videoclipe une música eletrônica e instrumentos clássicos


O instrumentista Neuton Neles, de 32 anos, lançou seu novo projeto musical, o videoclipe da canção “Meu General” de autoria de Adhemar de Campos. A canção ganhou arranjos musicais influenciados por diversos estilos e um projeto audiovisual com ares apocalípticos e em 3D.

A ideia era produzir um arranjo com sonoridades bem sofisticadas, unindo música eletrônica com instrumentos clássicos. O vídeo foi produzido pelo maestro Juan Alex.

“A música ganhou uma releitura minha. Dei um ar e para reforçar ainda mais a ideia, compus um solo de piano e o inseri no meio da música, com uma boa dose de virtuosismo. O maestro Juan Alex construiu a cidade em 3d que aparece no vídeo, fez as montagens e animações. Eu queria fazer algo pelo gospel, e algo diferente, mais cinematográfico; já tinha esse arranjo na gaveta, achei que seria o ideal”, relatou.

O videoclipe também tem a participação do trompetista Neutton Jonas e do violoncelista Elson Arcos. A produção de áudio ficou por conta do produtor Frank Lima.

Projeto é idealizado pelo instrumentista Neuton Neles, de 30 anos (Foto: Arquivo pessoal)

Neuton Neles

O músico nasceu no Maranhão, mas mora em Roraima desde que completou um ano de idade. Foi nos interiores de Roraima, entre eles Vila São Silvestre, Alto Alegre, Caroebe e Normandia, que começou a aprender música de forma autodidata.

“Não tinha internet, não tinha escola para música, vez ou outra eu ganhava uma revistinha de cifras, e assim eu fui dando um jeito de aprender a tocar. Sou filho de pastor e vivíamos em comunidades indígenas, tanto de brasileiros quanto de guianenses”.

Neuton Neles é multi-instrumentista, compositor e arranjador. Começou a tocar seu primeiro instrumento, a bateria, com cinco anos, e depois começou a tocar violão, teclado, saxofone e se tornou um jovem maestro adjunto de dezesseis anos. Em Boa Vista, também é professor de música. 

“Com o tempo eu pude ver que eu tinha um certo talento para o arranjo; eu percebi que o teclado e o piano eram os instrumentos ideais pra criar. O arranjo dá uma cara totalmente diferente, não deixa de ser uma composição”, relatou. O vídeo pode ser assistido no canal Neuton Neles, no Youtube.