Cultura

Guiana: Lugares para você conhecer em Georgetown

O país vem sendo considerado como um dos mais promissores da América do Sul devido a recente descoberta de reserva de petróleo

Antes chamada Guiana Inglesa, a Guiana é o único país da América do Sul a falar em inglês, com uma população de quase 800 mil pessoas, sua capital Georgetown possui uma arquitetura com influencia europeia e possui diversos espaços históricos para o turista. O país vem sendo considerado como um dos mais promissores da América do Sul devido a recente descoberta de reserva de petróleo de mais de 5,5 bilhões de barris nas águas do país no Oceano Atlântico.

St. George’s Cathedral

A Catedral de São Jorge é inteiramente de madeira – além de suas fundações -, está entre as mais altas igrejas de madeira do mundo. Símbolo da capital Georgetown, o lugar está em reforma. 

Biblioteca Nacional da Guiana

A Biblioteca Nacional da Guiana é onde está localizada o arquivo nacional do país e a biblioteca de direitos autorais da Guiana. Ao contrário de muitas bibliotecas nacionais, é também uma biblioteca pública de empréstimos e diariamente visitada por estudantes e moradores locais. O prédio foi criado pelo Andrew  Carnegie em 1909. O espaço possui uma homenagem ao novelista, professor e diplomata Edward Ricardo Braithwaite. 

Ele foi o autor do romance autobiográfico de 1959 To Sir, With Love, que foi transformado em um filme de drama britânico de 1967 com o mesmo título, estrelado por Sidney Poitier e Lulu.

Universidade da Guiana

A Universidade da Guiana, em Georgetown, Guiana, foi estabelecida em 1963 pelo governo guianense e é a única instituição nacional de ensino superior da Guiana. Atualmente, oferece mais de 60 programas de graduação e pós-graduação, incluindo Ciências Naturais, Engenharia, Estudos Ambientais, Engenharia Florestal, Planejamento e Gestão Urbana, Estudos de Turismo, Educação, Artes Criativas, Economia, Direito, Medicina, e Enfermagem.

Porto de Georgetown

Com acesso para visitantes, o Porto de Georgetown possui navios que fazem exportação de produtos como açúcar, arroz e cimento. Sua profundidade da água está a 21 – 25 pés ( 6,4 – 7,6 metros dependendo da maré) e emprega cerca de 7 mil trabalhadores em uma area de 261.30 m².

Curiosidades

A Guiana é o único país de língua inglesa da América do Sul. Seu nome, que significa “terra de águas”, deve-se aos muitos rios da região. A capital da Guiana é Georgetown. O país tem 747.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 214.999 km2.A distancia entre Boa Vista para Georgetown é de 523 Km.


*A repórter Raísa Carvalho conheceu Georgetown a convite da Câmara de Comércio Brasil Guiana.