Cultura

Escritores com deficiência são homenageados em concurso literário

A homenagem está prevista para 8 de dezembro, durante a solenidade de premiação do concurso literário, a partir das 19 horas, no Centro de Convenções Jardins Casa Grande

O IV Concurso Literário Internacional Palavradeiros homenageará quatro escritores de Roraima com deficiência sensorial ou intelectual: Aldair Ribeiro, Francelir Alves, Tiago Gomes e Vera Sábio.  Aldair Ribeiro tem deficiência auditiva; Francelir Alves e Vera Sábio, deficiência visual; e Tiago Gomes, deficiência intelectual leve.

O concurso é uma realização do Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel, ligado ao Espaço Cultural Harmonia e Ritmo, e tem por objetivo incentivar a produção literária e descobrir novos talentos da literatura, em especial roraimense. “A cada edição, homenageamos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento da cultura de Roraima e da literatura, mais especificamente”, explicou o coordenador da iniciativa, escritor Aldenor Pimentel.

A homenagem está prevista para 8 de dezembro, durante a solenidade de premiação do concurso literário, a partir das 19 horas, no Centro de Convenções Jardins Casa Grande, na rua Bento Brasil, 835, no centro histórico de Boa Vista.

Na solenidade, os poemas e contos finalistas serão interpretados pelo ator Anderson Souza. Também está confirmada a participação especial do cantor e compositor Zeca Preto, autor de músicas que inspiraram contos finalistas do concurso. Na programação, está prevista ainda a realização de uma feira de produtos artísticos e culturais, das 15 horas às 22 horas.

Aldair Ribeiro é um dos escritores com deficiência homenageados do concurso literário. (Foto: divulgação)

Aldair Ribeiro – Técnico Judiciário e membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) do Tribunal de Justiça de Roraima, Aldair Ribeiro é pedagogo, especialista em Alfabetização e Gestão Escolar, além de ter experiência em literatura, dança e direção teatral. Tem prêmios literários e participação em antologias locais e nacionais. Como docente na educação básica, recebeu o Prêmio Professor Excelência do Estado de Roraima – 2008/2009. Tem deficiência auditiva e é organizador da cartilha ‘Convivendo com Pessoas com Deficiência’.

Francelir Alves é um dos escritores com deficiência homenageados do concurso literário.( Foto: divulgação)

Francelir Alves – Nascido em 1958 em Alto da Cruz (MA), Francelir Alves escreve desde os 13 anos. Poeta e compositor, perdeu a visão ainda jovem, devido ao glaucoma. Tem composições gravadas por cantores e bandas de Roraima e do Ceará, além de prêmios literários e participação em festivais de música locais e nacionais, desde a década de 60. É autor das obras ‘O Genro, o Corno e a Sogra’, ‘Areni e o Jumento’ e ‘O Guerreiro Juventino e o Filho da Escuridão’, este último lançado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Roraima. O artista grava em áudio suas músicas e histórias para serem transcritas por amigos e familiares.

Tiago Gomes é um dos escritores com deficiência homenageados do concurso literário. (Foto: Shigeaki Alves)

Tiago Gomes – Nascido em 1989 em Peixoto de Azevedo (MT), Tiago Gomes tem deficiência intelectual leve, sendo diagnosticado ainda bebê com atraso no desenvolvimento motor. Aprendeu a andar aos cinco anos e a falar aos sete. Recentemente, foi aprovado no vestibular da Universidade Estadual de Roraima, para o curso de Direito. É autor dos livros ‘Deficiente rompe barreiras’ (2009) e ‘Sarau de poesia e outros escritos: o deficiente tem sentimentos, deficiente rompe barreiras’ (2015).

Vera Sábio é uma das escritoras com deficiência homenageadas do concurso literário. (Foto: divulgação)

Vera Sábio – Natural do Paraná, Vera Sábio é palestrante, psicóloga, servidora pública e escritora. O agravamento de uma doença congênita deixou-a totalmente cega aos 15 anos. É autora do livro de não ficção ‘Enxergando o sucesso com as mãos’. Também participa de uma coletânea de relatos produzidos por pessoas cegas e de baixa visão de todos os Estados brasileiros, a ser lançada na solenidade.