Cultura

Coletivo oferece atividades culturais e esportivas

Atividades são oferecidas a crianças e adolescentes brasileiros e venezuelanos

Atividades culturais e esportivas são oferecidas a cerca de 120 crianças e adolescentes brasileiros e venezuelanos, de 12 a 17 anos, durante a primeira edição do Estação 2020 #tamojunto nas férias. A programação ocorre até o dia 24 de janeiro. 

O objetivo é promover a integração entre migrantes e não migrantes proporcionando o protagonismo juvenil e o combate à xenofobia. As inscrições foram realizadas de forma gratuita. 

As atividades ocorrem no complexo poliesportivo e de Artes do IFRR (Instituto Federal de Roraima), localizado no bairro Picumã. Participam como parceiros nas atividades o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima e organizações como Pirilampos, Visão Mundial e OIM. Segundo o presidente do Coletivo Mosaico, professor Paulo Thadeu Neves, as atividades da colônia de férias ocorrem somente pela manhã. 

Programação – A Estação2020 conta com seis estações multiculturais, dentre elas: Capoeira; Técnicas para criação de charges; Produção de Fanzine; Teatro; Malabares e Clown; Pantomina e Mímica; e mais seis estações esportivo-recreativas: Lutas – Karatê, Boxe, Judô; Danças urbanas e zumba; Recreação aquática; Jogos cooperativos e recreativos; Jogos pré-competitivos; e Esporte com raquetes.

Segundo Paulo Thadeu Franco, o objetivo é proporcionar lazer e entretenimento como forma de ocupação sadia do tempo livre, visando à integração com foco no combate à xenofobia. 

“A ideia da Estação 2020 é integrar os adolescentes, sejam migrantes e não migrantes, em um contexto de recreação, cooperação, lazer, entretenimento, como um projeto inovador, pois dificilmente se organizam colônias de férias para essa faixa etária. Então pretendemos preencher esse tempo livre de forma prazerosa, onde o respeito às diferenças, às diversidades, seja priorizado, além de tornar esse momento de férias um rico momento de valorização do outro e de novos aprendizados”, disse. 

O evento em formato de Colônia de férias recebe financiamento da Unicef e faz parte da finalização do Projeto Geração em Movimento, iniciado em setembro do ano passado. A programação é realizada pelo coletivo Mosaico em parceria com o Instituto Federal de Roraima-IFRR Campus Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 99156-1353.