Cultura

Cerca de 45 mil alunos retornam às aulas nesta segunda-feira 

Na próxima segunda-feira (27), cerca 44.716 alunos voltam às salas de aula nas escolas da rede municipal de ensino. Esse número representa um aumento de quase 8% em comparação com a quantidade de alunos que encerrou o ano letivo de 2019. O número de alunos ainda deve aumentar no decorrer da próxima semana, com a efetivação de novas matrículas. O calendário prevê encerramento das atividades para o dia 18 de dezembro de 2020. 

O aumento de vagas foi possível devido às últimas entregas de novas escolas pela prefeitura, totalizando 15 novas unidades em Boa Vista desde 2017. Desde 2013, já foram entregues 65 novas escolas, sendo 35 construídas do zero e 30 reconstruídas/reformadas. Para 2020, foram 8.959 pedidos de novas matrículas e 4.808 transferências via Call Center. 

“Mesmo com todo impacto da imigração, ampliamos o número de turmas. Do ano passado para cá, entregamos novas escolas, ampliamos outras e os investimentos continuam. Tem mais escolas para serem inauguradas este ano e não vai faltar vagas para ninguém”, garantiu o vice-prefeito e secretário de Educação, Arthur Henrique. 

Amália Batista Branco, tia da aluna Amanda Flores, 9 anos, matriculou a sobrinha na Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte. Ela disse que o processo foi tranquilo. “Eu fui bem atendida, fizeram o meu cadastro e ficaram de me retornar em três dias para efetuar a matrícula. Me retornaram antes, em dois. Eu estou muito satisfeita de ter conseguido a vaga” disse. 

E quem ainda não conseguiu matricular seu filho ainda tem oportunidade. Os pais podem procurar uma das escolas do município a partir do dia 27, quando se iniciam as aulas. 

Prefeitura estima mais 1,5 mil vagas após entrega de novas escolas

A prefeitura ainda entregará cinco novas escolas em 2020. Elas estão nos bairros Cidade Satélite (rua das Galáxias), no Nova Cidade (rua Porto Velho), Jóquei Clube (rua Bressia), Senador Hélio Campos (avenida Major Elcedon Pinto) e na Comunidade Indígena Darôra. 

Estima-se que com as entregas das novas escolas, sejam geradas mais de 1,5 mil novas vagas na rede municipal de ensino. As unidades urbanas foram construídas no padrão Proinfância, com capacidade para atender 360 alunos, cada, do maternal à pré-escola. 

Já o prédio construído na Comunidade Indígena Darôra substitui a antiga estrutura da Escola Vovó Tereza da Silva, atendendo aos anseios dos estudantes da região, que encontrarão uma escola mais ampla e moderna.

A dona de casa Ana Paula Marques, de 23 anos, está feliz por ter uma escola perto de casa, no Nova Cidade, local que futuramente será ambiente de ensino de seu filho caçula. 

“Será tão bom ter uma escola aqui perto, porque nessa região só tem duas. E ter uma creche é melhor ainda. Aqui tem muita criança pequena e vejo que muitas mães vão de bicicleta deixar as crianças no Bela Vista, Operário. A prefeitura está colocando a educação como prioridade, e isso é ótimo”, declarou. 

Desde 2013, 35 escolas novas foram entregues e 30 foram completamente reformadas e ampliadas. Hoje, Boa Vista conta com 65 novas unidades de ensino totalmente modernizadas, novas, com equipamentos modernos, ensino de qualidade, merenda, conforto e segurança.