Cultura

Cartilhas abordam saúde mental dos Povos Indígenas


 Reconhecendo a magnitude do impacto dos agravos de saúde mental sobre as populações indígenas brasileiras, serão lançadas nesta sexta-feira (23) cartilhas que abordam a situação da saúde mental nas etnias. Entre os temas abordados estão notificação de violência em povos indígenas, combate ao suicídio, uso prejudicial do álcool, uso de medicamentos psicotrópicos e atenção psicossocial.

Uma das cartilhas possui a participação da Responsável Técnica da Saúde Mental, a Psicóloga Jaqueline Beatriz Henker e Iolanda Pereira da Silva, pajé indígena Macuxi, colaboradora da Medicina Tradicional junto ao DSEI Leste. O material é composto por desenhos produzidos pelos índios a respeito dos temas discutidos em rodas de conversas, abordagem utilizada como metodologia para a realização da pesquisa.

 “Os materiais foram produzidos participativamente junto a indígenas e trabalhadores da saúde, e quem define os seguimentos representativos desses trabalhos é a comunidade indígena, já que a nossa visão de mundo é diferente de quem vive na cidade. A saúde, para nós, está ligada à caça, à pintura, à dança e à nossa cultura”, explicou Iolanda. 

Ela explicou que a ideia foi registrar a situação em uma linguagem clara e simples para melhorar a qualificação durante a abordagem das equipes de Saúde. “Eles lidam com o sofrimento psíquico das populações indígena. A produção é fruto da cooperação técnica entre SESAI e Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e possui uma linguagem didática e dinâmica para prevenções, e vai fundamentar esses profissionais em seus trabalhos”, ressaltou.

Todos os Distritos Sanitários Especiais Indígenas – DSEI´s receberam a Cartilha que inclui diretrizes e orientações para trabalhadores da saúde sobre os cuidados em saúde mental no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. 

Lançamento – As obras serão lançadas na sede da Casai leste de Roraima, localizada na Avenida Brasil, bairro Raiar do Sol, a partir das 14 horas. As publicações já estão na Biblioteca Virtual em Saúde. 

Distribuição – Foram enviados aos 34 DSEI um total de 3.078 exemplares impressos, sendo que cada exemplar (Box) contém as seis publicações. A distribuição foi feita com base na população indígena de cada distrito.

O lançamento ocorre nessa sexta-feira, na Casai. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Segue abaixo os links para acesso as cartilhas:

•    Atenção Psicossocial aos Povo Indígenas.

•    Manual sobre abordagem de situações de violência.

•    Manual sobre vigilância das tentativas e óbitos por suicídio. 

•    Manual sobre monitoramento do uso prejudicial de álcool. 

•    Manual sobre vigilância do uso de medicamentos psicotrópicos. 

•    Estratégias de cuidado para prevenção do suicídio.