Cotidiano

UFRR vai ajudar a criar vacina contra a dengue

Na fase de testes serão vacinados mais de 1300 voluntários em Roraima

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) foi um dos 14 centros escolhidos pelo Governo Federal para realização da pesquisa para desenvolver uma vacina contra a dengue. A UFRR será a segunda instituição a realizar a terceira fase da pesquisa, seguida do Instituto Butantan.

Conforme o pesquisador professor doutor Alex Jardim, representante da UFRR, a instituição foi escolhida pela disponibilidade de profissionais capacitados e pela infraestrutura. “Estes foram os requisitos avaliados para a escolha dos centros. Houveram mais de 100 solicitações de participação e a UFRR conseguiu entrar”, disse.

O pesquisador destacou ainda, que a participação da UFRR ficará na história do desenvolvimento da saúde pública. “A universidade tem múltiplas funções, uma delas é educar e a outra é a produção do saber. A ponta de toda pesquisa cientifica é o estudo fase III,então ter a oportunidade do maior estudo multicêntrico acional já realizada, ser um dos centros participantes e ser o segundo a começar é uma oportunidade de participar da história”, afirmou.

Fase III em Roraima

Durante a terceira fase da pesquisa serão vacinados mais de 17 mil voluntários no Brasil. Em Roraima, serão 1360.A Universidade Federal de Roraima em parceria com a Prefeitura de Boa Vista realizará a vacinação a partir do dia 28 de junho.

A UFRR contratou através de uma bolsa de pesquisa do Butantan, uma equipe de profissionais qualificados e treinados para realizar a pesquisa. A equipe conta com médicos, farmacêuticos, enfermeiras, técnicos de laboratório e agentes comunitários de saúde. Além disso, um grupo de oito alunos da Universidade farão projetos paralelos ao desenvolvimento da pesquisa.

O atendimento aos voluntários ocorrerá em um prédio anexo à Unidade Básica de Saúde do Bairro Buritis e atenderá moradores de quatro bairros próximos. São eles: Asa Branca, Buritis, Liberdade e Pricumã. A vacina estudada deve prevenir os quatro tipos de vírus da dengue.

“A ciência pela ciência é necessária, mais a ciência pela saúde é essencial. Então podermos utilizar a ciência para trazer um benefício real que irá salvar milhares de vida, inclusive de criança, é muito importante. E o mais interessante é que é uma vacina do SUS para o SUS, está sendo financiada com a verba brasileira, do Brasil para o Brasil e será distribuída”, afirmou o professor Alex, representante da UFRR na pesquisa.

 

Fim do estudo e distribuição da vacina para população

A terceira fase da pesquisa deve durar cerca de cinco anos. Neste período, a equipe de profissionais contratada pela UFRR para realização do desenvolvimento do projeto, deve convidar, vacinar e acompanhar os voluntários, na UBS e em suas casas. Crianças e gestantes, só serão vacinadas a partir do mês de agosto.

Em 2015 foram registrados 224.101 casos notificados de dengue no país até a semana epidemiológica (SE) 9, início do mês de março. A região Sudeste teve o maior número de casos notificados (145.020 casos; 64,7%) em relação ao total do país, seguida das regiões Centro-Oeste (34.125 casos; 15,2%), Nordeste (21.472 casos; 9,6%), Norte (12.001 casos; 5,4%) e Sul (11.483casos; 5,1%).

No fim da pesquisa, com o resultado positivo, a vacina será disponibilizada para toda a população brasileira. Isto deve ocorrer em 2019.