Esporte

UFRR é campeã estadual dos Jubs

A UFRR venceu na classificação geral da competição com uma vantagem de 144 pontos a mais que a vice-campeã, Faculdade Cathedral

Com um total de 271 pontos, a Universidade Federal de Roraima foi a grande campeã geral da Etapa Estadual dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) de 2014, que reuniu 233 atletas de oito Instituições de Ensino Superior (IES), entre os dias 19 e 27 de julho, em Boa Vista. A etapa era classificatória para a Nacional, que neste ano será em Aracaju-SE, entre os dias 29 de outubro e 9 de novembro.
Em segundo lugar ficou a Faculdade Cathedral, com 127 pontos, seguida pela Estácio Atual, com 98, Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), com 93, e a Faculdade Roraimense de Ensino Superior (Fares), com 51.
No domingo, 27, foram realizadas as finais do futsal. No feminino, a disputa ficou entre a Faculdade Cathedral e a Estácio, e quem levou a melhor foi a Estácio, que venceu por 4 a 1, e classificou-se para a Etapa Nacional.
A capitã da Estácio, Gleiciane, avaliou a atuação de sua equipe. “Nós nos esforçamos muito para chegar até aqui, conciliamos estudos, trabalho e treino e o resultado foi positivo”, disse.
Já a técnica do time, Julliana Chaves Bonates, disse que irá fazer um trabalho diferenciado para a Etapa Nacional. “Vamos zerar agora e iniciar um novo trabalho, a Etapa Nacional é mais complicada e vamos intensificar os treinos para melhorar a equipe e representar bem Roraima lá fora”, declarou a técnica.
No masculino, a disputa pelo terceiro lugar ficou entre as equipes Estácio 1 e Estácio 2, e quem se deu bem foi a número 1, que venceu com um placar elástico: 17 a 5. Já o título e a classificação para a Etapa Nacional ficou entre a Faceten e a UFRR, e deu Faceten, que venceu por 7 a 2.
ETAPA NACIONAL – No handebol, classificaram-se as equipes da Faculdade Cathedral (masculino) e UFRR (feminino). Já no vôlei, classificaram-se os times da Fares (masculino) e da Estácio (feminino). Por fim, no basquete, garantiram a classificação as equipes do IFRR (feminino) e da UFRR (masculino).
Nas modalidades individuais, 51 atletas se classificaram para a Etapa Nacional, sendo 14 atletas no atletismo, 15 na natação, 14 no judô, cinco na ginástica rítmica e três no xadrez.
A presidente da Federação Universitária de Esportes de Roraima (Fuer), Elaine Morellato, fez uma avaliação geral da competição.“Promovemos mais uma Etapa Estadual com grande sucesso. Ocorreu tudo dentro do planejado e agora as equipes devem se preparar para a Etapa Nacional, se atentando ao prazo de entrega da documentação para inscrição e também realizando um esforço para conseguir as suas passagens”, avaliou.
A Fuer tem até 15 de agosto para entregar a documentação das equipes e confirmar a viagem para a Etapa Nacional. A equipe que não confirmar, cede a vaga para a segunda equipe colocada em cada modalidade.
O evento contou com o apoio de: Governo de Roraima, Prefeitura de Boa Vista, Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Samu, Cacau Show, BV Formaturas, Sesc, Cerâmica Roraima, Piscicultura Peixe-Boi, Construtora Novo Horizonte, Farmavita, Tolli, Roraima Adventure, Sebrae-RR, Tiaré Pizzaria, TV Roraima e Folha de Boa Vista.