Polícia

Traficante morre em troca de tiros com policiais militares

Ele cumpria pena em regime aberto. Militares conseguiram apurar que jovem ameaçava de morte policias da região e estava planejando a execução de ao menos dois deles

No fim da tarde do domingo, 17, policiais militares que atuam em São João da Baliza, Sul do Estado, realizaram uma operação após levantamento de informações sobre o tráfico de drogas e o crime organizado no município, e montaram um cerco ao suspeito Richards dos Santos Aroucha, de 26 anos, que revidou com tiros. Ele foi baleado, levado ao hospital, mas morreu pouco tempo após dar entrada na unidade de saúde.

Segundo os policiais, o jovem era membro de uma facção criminosa na qual ocupava o cargo de “disciplina”, ou seja, aquele que tem a função de ser o recrutador de novos membros, além de ser uma espécie de “prefeito” da organização criminosa no município. Ele é quem recebia as demandas dos faccionados e transmitia aos líderes.

A PM também apurou que Aroucha abastecia com drogas os municípios de São Luiz e Caroebe, às margens da BR-210 e, no comércio ilegal, colocava à disposição dos usuários diversas drogas. Sabendo que ele poderia ser preso em flagrante delito, em posse de drogas e de um revólver calibre 38, usado para intimidar moradores e rivais, policiais da 6ª Companhia de Polícia Militar do Interior cercaram o imóvel no intuito de prender o suspeito.

No entanto, durante a abordagem, Aroucha recebeu os policiais a tiros. Os militares revidaram.

“Ressalto que, durante o momento da abordagem, dos tiros efetuados pelo infrator, pelo menos dois vieram a atingir um policial que devido ao seu equipamento de proteção individual, não transfixou. O policial passa bem”, destacou um dos envolvidos na ocorrência.

Após a troca de tiros, os policiais fizeram uma varredura na residência do suspeito e encontraram invólucros de drogas e um pacote enterrado no galinheiro. Aroucha cumpria pena no sistema prisional em regime aberto. Os militares conseguiram apurar que ele fazia ameaças de morte a policias da região e estava planejando a execução de ao menos dois deles.

Apesar dos esforços da equipe médica, o jovem morreu em decorrência dos tiros que atingiram órgãos vitais. O corpo foi removido até Boa Vista e na manhã de ontem, 18, ao fim da necropsia, foi liberado por um familiar e levado novamente a São João da Baliza para sepultamento.