Esporte

Tite anuncia convocados para jogos das eliminatórias

A lista contem sete campeões olímpicos e três novidades

A frente da seleção principal há cerca de dois meses, o técnico Tite fez nesta segunda-feira, 22, sua primeira convocação oficial. Dos 23 jogadores chamados, sete são da inédita conquista do país nos Jogos Olímpicos do Rio e três são novidades no time.

Entre os vencedores do ouro olímpico está o goleiro Weverton, do Atlético Paranaense. Segundo Tite, a escolha do jogador já vinha sendo analisada, juntamente com a equipe preparatória de goleiros da seleção.

“Todo o acompanhamento que eu fiz com o Weverton, de jogos e de treinamentos do Maia, que é o técnico de goleiros da seleção, juntamente com o Taffarel. E esse primeiro filtro dos goleiros é dado ao Taffarel, para que depois haja uma definição minha de palavra final. Todos os profissionais que trabalharam com o Weverton falaram que ele tem todas as características. Já estava dentro do nosso projeto de acompanhamento”, ressaltou.

Já as três novidades da escalação são o lateral Fagner, do Corinthians; o atacante Taison, do time ucraniano Shakhtar; e o meio-campista Rafael Carioca, do Atlético Mineiro. A lista também marca os retornos do lateral Marcelo, do espanhol Real Madrid; e do meio-campista Paulinho, do time chinês Guangzhou Evergrande.

Os jogadores atuarão nos dois próximos jogos da seleção brasileira nas eliminatórias sulamericanas da Copa do Mundo, que ocorrerá em 2018, na Rússia. Até o momento, a competição é liderada pelo Uruguai, que tem 13 pontos; seguido do Equador, também com 13 pontos; da Argentina, com 11 pontos; e do Chile, com 10 pontos.

Para manter as esperanças de garantir vaga, o Brasil, que atualmente está na sexta colocação, precisa ao menos figurar no quinto lugar, para ter o direito de disputar eliminatória com o vencedor da Oceania. No entanto, o país está com 09 pontos, atrás da seleção da Colômbia, que possui 10 pontos.

 

LISTA DE CONVOCADOS

Goleiros:
Alisson (Roma-ITA)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Weverton (Atlético-PR)

Zagueiros:
Miranda (Internazionale-ITA)
Gil (Shandong Luneng-CHN)
Marquinhos (PSG-FRA)
Rodrigo Caio (São Paulo)

Laterais:
Fagner (Corinthians)
Daniel Alves (Juventus-ITA)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP)

Meio-campistas:
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Rafael Carioca (Atlético-MG)
Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHN)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN)
Giuliano (Zenit-RUS)
Willian (Chelsea-ING)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Lucas Lima (Santos)

Atacantes:
Neymar (Barcelona-ESP)
Gabigol (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)