Telmário anuncia unificação de comando na segurança pública, educação e agricultura

Dentro da reforma administrativa, candidato promete reduzir salários do primeiro escalão, valorizar servidor, entre outros projetos

Leo Daubermann

Editoria de Política

Em entrevista ao programa Agenda da Semana desse domingo, 9, na Rádio Folha AM 1020, o candidato ao governo do Estado, senador Telmário Mota (PTB), disse que pretende unificar ações de três importantes áreas: segurança pública, educação e agricultura. Essa foi a primeira das cinco entrevistas que serão realizadas com os candidatos à cadeira do Palácio Senador Hélio Campos.

“Roraima está abandonado, com pobreza, violência, desemprego, descaso na saúde, na educação. O nosso plano de governo foi debatido com a sociedade civil organizada, com os sindicatos”, afirma Telmário.

Segundo o candidato, as quatro instituições voltadas para a segurança pública em Roraima, Secretarias de Justiça e Cidadania (Sejuc), e Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Militar e Civil, serão integradas e as ações unificadas. “Nós temos, proporcionalmente, o maior índice de violência do país, e isso é inadmissível. Segurança pública é qualidade de vida, não podemos mais sentir medo de sair de casa”, explica. 

O candidato pretende viabilizar capacitações e equipar toda a corporação policial com equipamentos modernos. “Não quero unificar as secretarias, mas integrar as ações, vamos fortalecer a polícia inteligente, temos que chegar na frente das ações dos bandidos”, diz Telmário.

Ao ser questionado sobre a área de educação, o candidato afirma que os servidores serão capacitados e melhor remunerados para que prestem um serviço de qualidade e motivados. “Nós também melhoraremos a estrutura das escolas, com salas climatizadas, computadores, internet, para que os alunos também se sintam motivados”, disse. 

“Vamos unificar a Univirr (Universidade Virtual de Roraima) e a Uerr (Universidade Estadual de Roraima). Vamos pegar a experiência da Univirr com o quadro que nós temos da Uerr e vamos fazer os cursos à distância, multiplicando informações, porque hoje o menino do campo, o indígena está vindo para cidade para estudar. E serão cursos técnicos voltados para a agricultura, para o turismo, aproveitando o potencial de cada região,”, falou o candidato.

Dentre as ações de seu governo, Telmário também pretende integrar órgãos voltados ao setor primário e concentrar todas as ações na Secretaria de

Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). “Alguns órgãos ficam sendo um gargalo do outro. Vamos integrar a Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima), Iacti (Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Roraima) e Agricultura, para nenhum servir de empecilho para o outro”, disse.

Telmário lembrou que existem 67 assentamentos do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e promete criar empresa de assistência técnica e extensão rural.

Com relação à saúde, o candidato afirma que os problemas são relacionados à má gestão e à corrupção, e que pretende dar um tratamento humanizado no setor.

“Nós pretendemos instalar uma UTI no sul do estado, inclusive já vou garantir a verba com minhas emendas no final do ano, e uma UTI em Pacaraima, somada a de Boa Vista, teremos três UTIs. Assim, será possível realizar cirurgias também nessas localidades”, fala.

Dentro da reforma administrativa que pretende realizar, Telmário também promete a redução dos salários do primeiro escalão, diminuição do duodécimo repassado aos Poderes e políticas de valorização do servidor.

“Precisamos cortar recursos e motivar nosso servidor. Pretendo rediscutir os PCCRs e garantir isonomia salarial para todas as categorias”, destacou.