Saúde e Bem-estar

Taxas hormonais influenciam na hora de emagrecer

Os hormônios desempenham um papel muito importante na nossa saúde e bem-estar

Para fazer uma dieta para emagrecer, não basta parar de comer. De acordo com a médica Leidiana Nobles, especialista em endocrinologista se exercício e dieta não estão sendo suficientes para baixar o ponteiro da balança, a culpa pode ser dos hormônios. “As taxas hormonais podem ser influentes para ganhar e perder peso. Caso esteja alterada, ela é capaz de fazer com que o paciente não emagreça ou emagreça de forma muito lenta. Para isso é preciso fazer uma investigação, por que muitos os fatores podem influenciar, desde o stress até uma noite mal dormida” explica.

Segundo a médica quando as pessoas querem emagrecer, elas buscam rapidez, mas se você tem um foco, tem que ter paciência. “Uma pessoa quer perder os quilos que ganhou ao longo dos anos, ela precisa lembrar que nao engordou de uma hora para e outra, se você foi ganhando o peso aos poucos, precisa perder também aos poucos” ressalta.

Por mais que o paciente seja persistente na dieta e no treino, se houver desequilíbrio, talvez não consiga afinar nem ganhar os músculo (Foto: Divulgação)

Por mais que o paciente seja persistente na dieta e no treino, se houver desequilíbrio, talvez não consiga afinar nem ganhar os músculos. “Para pôr ordem na casa, é preciso conhecer seus possíveis sabotadores e as atitudes que ajudam a recuperar o equilíbrio. os exames podem apontar uma forma indicada para perder peso, o processo de emagrecimento é além de aprender a comer saudavelmente, são uma série de fatores. Dependendo da dieta, o paciente ao perder gordura ele ganha massa, mas nem sempre é assim” explica.

A médica reforça para que em hipótese alguma, ninguém deve fazer a reposição hormonal por conta própria. Ajustar a dose é tarefa para os especialistas.

“Exagerar no fornecimento de um hormônio pode atrapalhar a síntese de outro. Nesse caso, o acompanhamento médico é ideal para quem quer emagrecer” explicou.

As taxas hormonais podem ser influentes para ganhar e perder peso (Foto: Divulgação)

O que são os hormônios?

Os hormônios desempenham um papel muito importante na nossa saúde e bem-estar, e eles intervêm nas funções da maioria dos órgãos. São transmissores químicos sintetizados pelas glândulas endócrinas do nosso corpo e responsáveis por estimular o funcionamento das células e regular nossos processos psicológicos ao longo da vida. Como eles participam de forma vital no metabolismo, crescimento e funções sexuais, fica implícito que seu bom funcionamento é essencial para o bem-estar.

Veja a matéria em vídeo