Política

TSE autoriza envio de forças federais para ajudar eleições 

No estado, as tropas não vão atuar na segurança, mas apenas no apoio logístico

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de forças federais para acompanharem as eleições em Roraima. Os militares vão dar apoio logístico à Justiça Eleitoral em 26 localidades “longínquas e isoladas” do estado. Além de Roraima, as Forças Armadas também vão atuar no Acre (41 localidades), Amazonas (25), Amapá (5) e Mato Grosso do Sul (4).

“Em todos esses locais, os militares atuarão levando equipamentos (urnas e outros materiais), sempre com a presença de servidores e colaboradores da justiça eleitoral”, informou o TSE.

De acordo com o TSE, os pedidos de auxílio no pleito podem ser feitos até a véspera da eleição. Cabe à Justiça Eleitoral nos estados solicitar o apoio ao tribunal, que defere ou não o pedido. A medida está prevista no Código Eleitoral.

Em Roraima, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Tânia Vasconcelos, já havia descartado a possibilidade de convocação de tropas federais para reforçar a segurança nas eleições deste ano.

“A segurança do pleito é antes um dever do Estado e somente quando o estado afirmar que não pode garantir a segurança, que você busca uma terceira opção. Esse não é o caso de Roraima”, afirmou.

Os militares vão levar equipamentos como urnas e outros materiais em helicópteros e aeronaves para localidades de difícil acesso no baixo Rio Branco, Sikamabiu (área yanomami), Manalai e Serra do Sol (Uiramutã), Maloca do Anauá (São Luiz) e Wai-Wai (Baliza). Todas as urnas são transportadas em aeronaves do Exército.