Esporte

Suzany Costa de Sá assume liderança do Ranking Brasileiro de Boxe

Suzany foi a primeira atleta feminina do pugilismo de Roraima a ser campeã brasileira de boxe

A boxeadora Suzany Costa de Sá conquistou mais um feito em sua carreira. Conforme a última atualização de setembro no site oficial da Confederação Brasileira de Boxe (CBB), a roraimense assumiu o topo do ranking brasileiro na Categoria Mosca 51 kg Juvenil Feminino. 

Suzany foi a primeira atleta feminina do pugilismo de Roraima a ser campeã brasileira de boxe e desta vez também passa a ser a primeira roraimense a alcançar o primeiro lugar no Ranking da entidade do boxe brasileiro, a CBB. A pugilista faz parte da Associação Roraimense Internacional de Boxe (Arib) filiada a Federação de Boxe do Estado de Roraima (FBER), e bolsista da prefeitura municipal de Boa Vista/RR.

A roraimense segue seus treinamentos no Ginásio de Boxe Allan Costa sob a coordenação dos treinadores Bráulio Gomes da Costa e Allan Silva Costa. Neste período, Suzany realiza o trabalho de fortalecimento muscular com o treinador de musculação Moisés Alves no Galpão. Com a intensificação dos treinos, os exercícios profiláticos para prevenção de lesões como tendinite ou bursites, ganharam o acompanhamento da fisioterapeuta Anielly Silva Costa no Ginásio de Boxe Allan Costa.

“Já estamos visando a preparação para a competições na Classe Elite ‘Adulta’ que a mesma vai começar a competir, pois já alcançou os 18 anos e é uma faze muito difícil do boxeador quando começar a competir com atletas adultos com uma maior experiência competitiva e tem que ir se preparando e adaptando como também surge maiores responsabilidades na vida social do atleta como estudos, trabalho, faculdade”, explicou Bráulio Gomes da Costa, treinador da atleta e presidente da Arib.

A roraimense campeã brasileira tem feito também exercícios de fortalecimento muscular com uso de theraband, halteres, exercícios isométricos com objetivo de fortalecer a musculatura na região do ombro e indiretamente trabalhando demais musculaturas.