Suely Campos indica Frederico Linhares como interlocutor

Nome do representante do governo Suely Campos foi anunciado ontem, para a Folha, após a governadora se posicionar sobre a transição

Em nota oficial encaminhada aos veículos de imprensa no fim da manhã de ontem, 29, a governadora do Estado, Suely Campos (PP), disse estar à disposição para o início dos trabalhos do processo de transição com a equipe do candidato eleito Antonio Denarium (PSL).

“Os eleitores optaram pela renovação e essa escolha deve ser respeitada, pois, a partir de 1º de janeiro, Antonio Denarium será o governador de todos. Como roraimense que tem amor por essa terra, coloco desde já o governo à disposição para a transição”, destacou Suely.

O secretário-chefe da Casa Civil do Governo de Roraima, Frederico Linhares, foi indicado como interlocutor entre a atual gestão e o governo eleito no domingo passado, para o processo de transição, que deve ser iniciado simbolicamente na próxima semana, após uma reunião entre o governador eleito Antonio Denarium (PSL), a atual governadora Suely Campos (PP) e os coordenadores de transição de ambos os governos.

Tradicionalmente o processo de transição entre os governos sempre funcionou no auditório da Secretaria de Planejamento (Seplan) onde, de forma geral, cada uma das secretarias e unidades do governo entrega relatório completo por setor, até o dia 30 de novembro.

“Eu penso que o processo de transição deve ocorrer da forma mais republicana possível, de forma transparente. Ainda está cedo para falar sobre outros detalhes, pois não fomos procurados ainda pelo governo eleito e tudo vai depender do diálogo com a próxima gestão”, concluiu Frederico Linhares.

Denarium agradece Suely por facilitar transição

Governador eleito Antonio Denarium concedeu entrevista ao Jornal da 100.3, da Rádio Folha FM (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Questionado sobre o assunto, durante entrevista ao Jornal da 100.3, da Rádio Folha FM, Antonio Denarium esclareceu que não houve contato prévio com o Executivo sobre transições. Ele agradeceu o gesto da governadora e acrescentou que quanto mais fácil for uma transição, melhor será o resultado a partir do dia 1º de janeiro de 2019.

“É uma forma de dar continuidade aos projetos em andamento com melhorias. E em relação àqueles que têm alguma demanda, é importante que o novo governador tenha conhecimento de toda a situação do Governo, tanto na gestão, quanto na parte financeira”, disse Frederico Linhares.

Denarium não vai procurar de imediato a governadora Suely Campos (PP) para tratar do assunto por ter viajado nesta segunda, 29, com destino a Brasília, onde ficará pelos próximos dois ou três dias. Em Brasília, o candidato eleito vai se reunir com os deputados federais e senadores, com o objetivo de alavancar as emendas parlamentares ao Estado de Roraima para o próximo ano. A viagem também prevê visitas aos ministérios de Indústria e Comércio e Agricultura, entre outros, além de um encontro com o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

O governador eleito contou que está definindo a equipe de transição e, após a viagem, pretende se reunir com o Governo, e as respectivas equipes técnicas, para tratar do assunto. Denarium informou não possuir nomes para as secretarias e reforçou que vai se reunir com a base de apoio da eleição e, posteriormente, com os servidores de cada secretaria, procurando o nome que melhor atenda, de forma técnica, o quadro de secretários e servidores que ocuparão as pastas.

“Não iniciamos a conversação com a governadora até por entender que era necessário finalizar o processo eleitoral, mas agora que temos essa sinalização, vamos começar o mais rápido possível, para termos uma eficiência maior. Vamos adequar às contas públicas, tirar os excessos e acabar com as mordomias. Precisamos cortar na própria carne para fazer render o dinheiro público e valorizar o servidor”, salientou o empresário.

TRANSIÇÃO – No governo anterior a Suely Campos, o ex-governador Chico Rodrigues só editou o decreto de transição em 11 de dezembro de 2014. Nesse período, os membros da equipe de transição tiveram acesso livre para fazer visitas técnicas, apurar informações e adiantar dados que ajudaram a compor o planejamento interno para o próximo ano. Todas as informações legislativas, financeiras e orçamentárias, de recursos humanos, estrutura física das unidades de governo e informática interessam à equipe de transição.

O processo de transição é feito prioritariamente em áreas como a legislativa; Educação; Social; Agricultura e Assuntos Indígenas; Segurança; Saúde; Planejamento; Finanças; e área jurídica.

Não há ainda uma definição em torno da situação dos cargos comissionados, um dos assuntos mais tratados nos bastidores. Todo dia 31 de dezembro, o Governo do Estado promove o chamado “decretão”, em que exonera todos os detentores de cargos em comissão e, gradativamente, por secretaria, renomeia os servidores.