Cotidiano

Sistema Fecomércio fará manhã de lazer e serviços gratuitos

Jogos, brincadeiras, oficinas, emissão de CPF e atendimentos de saúde e beleza estão previstos

As crianças e adultos que moram no entorno da Escola Estadual Professor Severino Cavalcante, no bairro Dr. Silvio Botelho, vão ter uma manhã especial neste sábado (20). Das 9h às 11h, os pequenos poderão participar de brincadeiras, pinturas, jogos online e de mesa e lerem livros infantis. Eles e os adultos também terão direito a serviços gratuitos de beleza, educação, cidadania e saúde. É a terceira etapa da Ação Social do Mês Dia das Crianças, promovida pelo Sistema Fecomércio (Senac, Sesc, IFPD e a própria Fecomércio).

Pintura em rosto, cinema, jogos em Xbox, jogos de mesa (tênis de mesa, futebol de botão, disco, pega varetas), brincadeiras populares (corrida de saco, ovo na colher, balão com doces, dança das cadeiras, bambolê, elástico), oficina de Amoeba, oficinas de ciência (foguete, circuito, energia solar, robótica), pula pula, e o Bibliosesc são as atividades programadas para os pequenos.

Cidadania

Desta vez, o Senac está à frente da maioria das atividades, que também contarão com voluntários da Faculdade Cathedral, dos Correios, da Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA) e da Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC).

Na saúde, serão feitos atendimentos médicos simples, aferição de pressão arterial, orientação sobre primeiros socorros e aplicação de flúor. Na cidadania, haverá matrículas para cursos gratuitos do Senac e uma pequena palestra sobre o seu Banco de Oportunidades (encaminhamento de ex-alunos para vagas em empresas parceiras). Os Correios vão emitir CPF, a SEMSA vai fazer o exame do Preventivo nas mulheres e a LRCC orientará sobre o exame nas mamas. Já o Sesc e a Faculdade Cathedral entrará com o teste vocacional para jovens e adultos.

Haverá oficina de “Desenho de Moda” para crianças; oficina de “Currículo” e “Recreação” para jovens e adultos. O Sistema levará ainda serviços de corte de cabelo, penteado e massagem.

A diretora regional do Senac, Lisiane Carnetti, disse que a decisão em realizar a manhã no bairro do Pintolândia foi para estar mais perto da comunidade. “Além da educação profissional, nós também empoderamos a sociedade. Quanto ao evento, tenho certeza que tudo o que o Sistema faz é muito organizado, e no sábado não vai ser diferente”, afirmou.

Mês das Crianças

O evento é o terceiro da Ação Social do Mês das Crianças, que está promovendo dias de lazer e serviços para a comunidade, cada um liderado por uma instituição: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RR), Serviço Social do Comercio (Sesc-RR), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio-RR) e Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD).