Cotidiano

Sinter convoca professores federais para tratar sobre precatórios

Mais de 250 servidores apresentaram inconsistência nos nomes ou no CPF mediante a Justiça

Um comunicado publicado nesta semana pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima (Sinter) solicita o comparecimento urgente dos professores federais à sede do sindicato para tratar de “assuntos do seu interesse” causou estranheza por falta de mais esclarecimentos.

A equipe de reportagem da Folha entrou em contato com os telefones que foram disponibilizados, informando que um dos 256 nomes listados no comunicado era de um familiar e não conseguiu mais dados sobre o assunto, sendo solicitado apenas que comparecesse ao Sindicato levando os documentos do servidor. Questionado se o assunto estava relacionado às ações de isonomia (precatórios), a funcionária disse que não iria repassar a informação.

O diretor do Departamento dos Professores Federais do Sinter, Ornildo Souza, confirmou que a publicação se tratava sobre os precatórios, que diante os avanços nos processos das ações, a Justiça teria encontrado algumas inconsistências no nome ou dados dos professores.

Segundo o diretor, é possível que durante os anos que decorrem os processos, alguns servidores tenham mudado de nome, casando ou divorciando, ou o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) não está devidamente correto nas relações. “Publicamos o nome dessas pessoas para que possam vir no sindicato e fazer a conferência dos dados e assim enviarmos para a Justiça essa nova relação”, disse.

Ornildo Souza garantiu também que o Sinter está trabalhando para resolver a situação o mais breve possível diante da tramitação dos processos e que seja realizado o levantamento dos cálculos que serão recebidos por cada servidor. Ao ser perguntado sobre os motivos que levaram o comunicado não ter muita informação, o diretor afirmou que o sindicato está tomando alguns cuidados para não causar ansiedade nos servidores.

“Temos que aguardar que haja a tramitação normal e da forma mais rápida possível para que possamos dar a boa notícia para eles. Esperamos que até final de setembro ou outubro já possamos ter finalizado essa parte. Vamos convocar a categoria para uma assembleia quando tudo estiver concluído”, frisou.

Caso o servidor não encontre irregularidades nos dados junto ao Sinter, ele poderá emitir uma declaração no site da Receita Federal, devidamente autenticada, para que seja levada à Justiça e confirmar que todas as informações pessoais estão de acordo.

PREVISÃO – Ornildo Souza ressaltou que até o ano que vem seja possível que os valores já comecem a ser pagos para os servidores federais, no entanto, apenas para os professores. Os técnicos que também estão aguardando a finalização do processo serão contemplados em outra ocasião. “Quanto aqueles que não tiveram problema no nome ou na documentação já solicitamos junto à Justiça para que os nomes dessas pessoas fossem para o orçamento da União”, declarou.

Aproximadamente 1,5 mil professores federais serão beneficiados com as ações do reajuste salarial concedido pelo Governo Federal na década de 1990 para os servidores do ex-território. Durante todo esse tempo, mais de 20 anos se passaram e nenhum repasse foi feito. (A.P.L)

Familiares de professores que já morreram devem levar documentos

Alguns professores que já faleceram também foram listados pelo Sinter. Mediante a situação, o sindicato solicita que um familiar responsável compareça à sede com os documentos pessoais do servidor, além da certidão de óbito, e também o inventário para que seja feita o repasse do dinheiro recebido. (A.P.L)