Cotidiano

Sindicato entra na Justiça por atrasos de salários da CERR

O vencimento referente ao mês de julho foi pago com mais de 110 dias depois da data estabelecida para pagamento

O ano de 2018 foi marcado por inúmeros atrasos de salários dos cerca de 500 trabalhadores da Companhia Energética de Roraima (CERR). O vencimento referente ao mês de julho foi pago com mais de 110 dias depois da data estabelecida para pagamento. Os meses seguintes também foram pagos com atraso.

Devido os danos causados aos trabalhadores, como multas, juros, suspensão de serviços entre outros prejuízos morais e financeiros, o Sindicato dos Urbanitários de Roraima (STIU-RR) está movendo uma ação na Justiça.

Em dezembro de 2018 ocorreram dezenas de audiências e foram publicadas as sentenças, nas quais o juiz condena a CERR ao pagamento de R$ 1.5 mil para cada associado referente ao atraso do salário de julho.

“Os trabalhadores da CERR tiveram muitos prejuízos com a falta de salário. E tudo que aconteceu devido isso não foi culpa do servidor público, mas sim do governo que não soube administrar as contas públicas. No fim das contas, ainda será esse trabalhador que será penalizado. Cabe a Justiça agora avaliar e ressarcir por danos morais esses trabalhadores”, destacou Gisselio Cunha Costa, presidente do STIU/RR.

“Estamos esperançosos com a luta do sindicato nos representando na Justiça. Que os magistrados que forem apreciar os processos sejam favoráveis a nossa ação coletiva”, disse Manoela Coelho, servidora da CERR há 12 anos.

Outro lado – A Cerr (Companhia Energética de Roraima) informa que vai recorrer da decisão, tendo em vista que o Estado passa por dificuldades financeiras.

‘Os salários que estavam em atraso foram normalizados durante a Intervenção Federal, inclusive a segunda parcela do 13° salário. Já o salário referente ao mês de dezembro foi efetuado no dia 11 de janeiro’.