Cotidiano

Sesau anuncia inauguração para outubro

Quando em pleno funcionamento, a nova unidade de saúde irá ampliar em 120 o número de ofertas de leito no Estado

Em entrevista ao Programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, o titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), César Penna, anunciou a inauguração do Hospital das Clínicas, localizado no bairro Pintolândia, zona Oeste da Capital, para o mês de outubro. Segundo ele, a obra já foi concluída e os equipamentos adquiridos. Os trabalhos estão em ajustes finais, restando apenas a conclusão do estacionamento. Quando em pleno funcionamento, a unidade irá ampliar a oferta de leitos, com 120 novas vagas.

O titular da Sesau divulgou ainda a convocação de cerca de 200 profissionais aprovados no último concurso, realizado em 2013. “Vamos precisar de novos servidores para conduzir aquela unidade. Essa será a última convocação dos homologados deste certame, cuja validade encerra ainda este mês. Ao todo, já foram convocados mais de 900 aprovados e, com essa última chamada, chegaremos a 1.100. Este último chamamento deve acontecer por volta do dia 18”, pontuou.

Ele frisou ainda, que a nova unidade não contará com Pronto Atendimento e nem com Pronto Socorro, como acontece no HGR. “Se o cidadão precisar de atendimentos de urgência, deve continuar procurando as Unidades Básicas de Saúde, o HGR e a Pronto Atendimento Cosme e Silva. O Hospital das Clínicas terá apenas leitos de internação”, explicou.

Penna destacou que a nova unidade vai ajudar a desafogar o Hospital Geral de Roraima (HGR), que sempre enfrenta problemas de superlotação. “Com a inauguração do Hospital das Clínicas, por pelo menos um ou dois anos, iremos acabar com aquelas internações feitas no corredor do HGR, pois teremos mais 120 leitos. Isso ocorre por que desde a inauguração do HGR, na década de 1980, a estrutura nunca passou por uma ampliação, deixando de acompanhar o crescimento populacional”, esclareceu.

Ainda segundo o titular da Sesau, o problema de superlotação será uma realidade ainda mais distante com a inauguração do anexo do HGR, prevista para maio de 2018, que terá mais 40 leitos de UTI, chegando a 60, somado com os já existentes. “Além destes leitos de UTI, que é a nossa maior deficiência no momento, teremos mais 120 leitos de internação, que irão somar com os do Hospital das Clínicas e demais unidades como a maternidade e os hospitais do interior”, explicou.

REPASSE – Quanto a manutenção da parte do Sistema Único de Saúde (SUS) que compete ao Governo do Estado, Penna destacou que apenas 11% dos recursos são do Governo Federal. “Por mês, a saúde custa R$ 60 milhões aos cofres públicos, o Governo Federal repassa pouco mais de R$ 6 milhões. Os 89% restantes vêm da arrecadação do Estado. Esse custeio é muito baixo”, disse.

Ele explicou ainda, que as emendas parlamentares foram cortadas pela metade. “Não sei o que aconteceu, pois os recursos destinados aos municípios não sofreram cortes e seguem sendo repassados normalmente. A solução de boa parte dos nossos problemas vem destas emendas, que além de estarem cortadas custam a chegar. Estamos recebendo hoje recursos de projetos apresentados em 2015. Acredito que o Governo Federal deva ter um olhar mais atento quanto a isso. Ainda mais neste momento que nossa demanda aumentou significativamente, devido à imigração”, concluiu.