Cotidiano

Servidores municipais reclamam de atraso em promoção funcional

Trabalhadores aguardam pelo benefício desde janeiro deste ano

Servidores municipais denunciaram que a Prefeitura de Boa Vista não tem dado a promoção funcional, voltada aos funcionários que realizam cursos de capacitação para melhor executar seu serviço.

A informação é que a falta de promoção dos servidores tem atingido aqueles que trabalham na área administrativa, nos cargos de analistas, técnicos, assistentes e auxiliares. Sem serem promovidos, os trabalhadores municipais sentem que o investimento em capacitação não é reconhecido, além de sofrerem com prejuízo financeiro.

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Boa Vista (Sitram) informou que tem acompanhado o processo e que tem estabelecido um diálogo com a gestão municipal, cobrando para que os servidores sejam promovidos o quanto antes. De acordo com a vice-presidente do Sitram, Lucinalda Coelho, há previsão inclusive de que a Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas (Smag) realize a promoção de alguns servidores administrativos e mais 40 profissionais da área de saúde até o final deste mês. Caso seja necessário, o repasse deve ser feito em valor retroativo.

ATRASO – Sobre a demora no repasse, Lucinalda esclareceu que a promoção gera um processo individual. Por conta disso, ela diz não saber estipular o prejuízo que isso pode estar causando aos servidores, considerando que o valor acrescido no salário depende da progressão de cada um.

A representante dos servidores municipais afirma que a Prefeitura tem feito um trabalho minucioso para atestar as informações repassadas pelos funcionários do Município, como comprovar se as instituições de ensino em que foram feitas os cursos são válidas.

“O servidor tem que demonstrar através de documento e suas avaliações que ele fez os cursos e tem a possibilidade de conseguir a promoção. Ele tem que lembrar que ser da mesma época que o colega de trabalho, que conseguiu a promoção, não funciona. O processo é individual e o colega pode ter uma pontualidade diferente”, reforçou.

A vice-presidente do Sitram diz ainda que a demora também se dá por conta do levantamento de dados. “Se o servidor tiver com algum documento que deixou de entregar ou avaliação sem ser feita, o processo retorna e começa quase que do estágio inicial. Recomeça tudo novamente, por esse motivo demora”, completou.

PREFEITURA – A Folha entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista para saber quais as providências que estavam sendo tomadas para solucionar a questão, porém, não recebeu retorno até o fechamento do material. (P.C.)