Cotidiano

Servidores deflagram greve geral

Servidores permanecerão em greve até que os salários sejam pagos.

Decidida em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Efetivos do Poder Executivo do Estado de Roraima (Sintraima), a greve geral de servidores de todas as secretarias e empresas ligadas ao Governo do Estado, inicia a partir de amanhã, 23, às 7h30, na praça do Centro Cívico. 

A assembleia que determinou contou com a participação de funcionários do Iteraima, Aderr, Femarh e servidores do quadro geral. 

Sobre a greve, o presidente do Sitraima, Francisco Figueira, contou que os salários já estão atrasados em até três meses, e que os braços de servidores permanecerão cruzados até que os pagamentos sejam regularizados. 

“Estaremos em greve pelo tempo que for necessário até que todos os servidores tenham seus salários pagos em dia. Nos preocupamos em deixar o 30% do efetivo das secretarias e órgãos funcionando, mas acreditamos que os servidores comissionados podem preencher elas. Então estamos estendendo o nosso apelo aos efetivados”, disse o presidente do Sindicato, Francisco Figueira. 

Governo ainda não foi notificado

Em nota, o Governo do Estado afirmou que a Lei 7783/89 (Lei da Greve) determina prazo entre 48 horas e 72 horas (para serviços e atividades essenciais) para que o Sindicato oficialize o ato de greve dos servidores públicos, decidido em assembleia geral e com ata reconhecida, o que até o momento não ocorreu.

Esclareceu ainda que o Governo está em diálogo com a categoria e, antes da confirmação do atraso de salário, reuniu-se com representantes sindicais e informou da realidade econômica do governo. “Os salários dos servidores da administração direta estão com 12 dias atrasados e o da administração indireta, cerca de 60 dias. Os servidores da educação e saúde estão com os salários em dia”, alegou.

Lembrou que o Governo ingressou na Justiça para garantir o pagamento da folha de servidores estaduais e obteve liminar favorável, de forma que todo o recurso das contas estaduais sejam destinados para pagamento de salários, evitando descontos automáticos. E ainda tem buscado diálogo com os Poderes. “Nesse sentido, a Secretaria da Fazenda está buscando alternativas para iniciar o pagamento dos servidores esta semana”, finalizou.

Publicidade