Cotidiano

Seplan e IGEO farão estudos no Distrito Industrial

Coordenada pelo DICS, as atividades iniciam na próxima segunda-feira

Com o objetivo de promover estudos mais aprofundados sobre a realidade industrial do Estado, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Roraima (Seplan), por meio do seu Departamento de Industria e Comércio (Dics), realizará na próxima segunda-feira, 13, um levantamento socioeconômico do Distrito Industrial, localizado no bairro Aquilino Mota Duarte.

De acordo com diretor do Dics, engenheiro João Neto, os trabalhos serão desenvolvidos por meio de uma parceria técnica com o Instituto de Geociência da Universidade Federal de Roraima (Igeo-UFRR). Ao todo, 11 pessoas participarão das atividades.

“O intuito dessas ações é fazer um levantamento dos dados socioeconômicos das empresas que atuam no Distrito Industrial da capital. Por isso foi importante firmar essa parceria com o Igeo, que é coordenado pelo professor Antônio Veras”, afirmou.

Conforme Neto, as conversações com o Igeo já estavam ocorrendo há um bom tempo, mas a parceria só foi firmada recentemente, no dia 06 de junho. Além da UFRR, o Dics também solicitou o apoio da Federação das Indústrias de Roraima (Fier), para ter total acesso às empresas que atuam naquela área.

“Tivemos o aval do reitor da universidade, professor Jeferson Fernandes, e nessa semana realizamos a nossa reunião de acertos, para definirmos a distribuição das equipes. Vale destacar que os acadêmicos, juntamente com os técnicos do departamento que irão efetuar este trabalho, estarão todos identificados, justamente para dar maior segurança aos empresários”, destacou.

Além do levantamento socioeconômico, as equipes realizarão ainda o georreferenciamento da área. A ideia é formar uma rede de dados que contenha o maior número de informações possíveis, como fotos, localização, email, telefone e número de empregos diretos e indiretos.

CARVOARIAS

Outra finalidade da ação é fazer estudos sobre as carvoarias que atuam dentro do distrito. Recentemente, João Neto esteve em contato com a professora especialista em projetos ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rosane Oliveira. Segundo o engenheiro, a ideia é forma uma parceria para realização de estudos de viabilidade para redução de agentes poluentes, proporcionando maior qualidade de vida para quem vive na região.  

“Nós estamos buscando uma nova área, inclusive, já estamos conversando com o pessoal do Instituto de Terras de Roraima (Iteraima), uma área de aproximadamente 15 hectares, depois do lixão, para ver se a gente leva esses carvoeiros para lá. São 160 fornos, já passamos esses dados para ela, faltando só verificar a área, ela vai fazer um projeto estruturado de espaço, a gente vai buscar recurso para implantação desses espaços”, informou.