Política

Seis ministros de Bolsonaro chegam hoje ao Estado

Presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi confirmada ontem pelo governo federal; comitiva também é composta por representantes das pastas da Cidadania, Controladoria-Geral da União, Defesa, Direitos Humanos e Educação

A comitiva interministerial do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), chega hoje, 17, ao Estado com um número maior de representantes do que o previsto. O grupo passou de cinco integrantes para seis com a confirmação da vinda do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Ele estava fora da relação divulgada terça-feira, 15, pelo Palácio do Planalto, portanto, a sua vinda ao Estado ainda estava incerta, mesmo com os anúncios feitos previamente pelo governo do Estado e o senador Mecias de Jesus (PRB).

No entanto, na tarde de ontem, 16, o próprio Ministério da Saúde confirmou que Luiz Henrique Mandetta faz parte da comitiva e ressaltou que toda a agenda está sendo construída pelo Ministério da Defesa.

O ministro se une aos colegas da Cidadania, Osmar Terra; da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário; da Defesa, general Fernando Azevedo; da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves; e da Educação, Ricardo Vélez Rodrigues, além de representantes do Poder Legislativo e autoridades militares.

Visita será acompanhada pela imprensa

Conforme já noticiado pela Folha, a comitiva interministerial quer identificar as ações adotadas para atender os imigrantes venezuelanos e a população local, avaliando as instalações da Operação Acolhida e da Força-Tarefa Logística Humanitária. Toda a programação será aberta para acompanhamento da imprensa, mas entrevistas estão vetadas.

De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação Social (Secom), as visitas no período da tarde de hoje aos abrigos da capital e o deslocamento a Pacaraima serão abertos às equipes da imprensa mediante apresentação de credencial.

Porém, durante todo o período, não haverá espaço para perguntas ou entrevistas. “O momento para entrevistas com o governador, Antonio Denarium [PSL], e a comitiva de ministros será no dia 17 de janeiro, às 17h40, em coletiva de imprensa na Sala de Reuniões do Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo de Roraima, onde serão expostos os resultados do primeiro dia da visita interministerial”, afirmou a Secom.

“No dia 18 de janeiro, em Pacaraima, haverá momento para entrevistas somente após visita às instalações e acompanhamento das ações desenvolvidas junto aos imigrantes”, completou a instituição. (P.C.)