Polícia

Segurança no entorno de abrigo é reforçada após registro de conflito

De acordo com testemunhas, imigrantes jogavam paus e pedras contra prédio; O problema ocorreu horas após a conclusão de um ação de repatriamento do Consulado da Venezuela

Uma confusão nas imediações do abrigo do bairro Jardim Floresta no início da tarde deste sábado, 8, provocou pânico em moradores, motoristas que trafegam pela avenida Carlos Pereira de Melo e profissionais da imprensa que horas atrás cobriram uma ação realizada nesta manhã pelo Consulado da Venezuela.

De acordo com as informações obtidas pela FolhaWeb, o atrito teria iniciado durante a realização de uma limpeza por funcionários da Prefeitura de Boa Vista. Por conta do acirramento de ânimos, uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) precisou ser acionada.

De acordo com uma testemunha, um oficial do Exército conversou com um grupo de venezuelanos com a finalidade de tranquilizados. Foi quando este mesmo grupo, armado com pedaços de madeira e pedras começaram a atravessar a avenida Carlos Pereira de Melo e começaram a jogar os objetos contra o abrigo.

Populares comentaram que os imigrantes que estão abrigados no prédio também começaram a atirar objetos contra quem estava do lado de fora, não importando se eram brasileiras ou compatriotas. Por conta dessa situação, a segurança na região foi reforçada por homens da Força Nacional de Segurança (FNS).

Sobre a confusão, a FolhaWeb entrou em contato com as assessorias de comunicação da Prefeitura de Boa Vista e do Exército, e aguarda resposta.

REPATRIAMENTO – Mais cedo, o Consulado da Venezuela em Boa Vista realizou o repatriamento de aproximadamente 100 imigrantes que estavam acampados em barracas improvisadas na rua rua Sizenando do Carmo Cavalcante. A medida foi tomada em razão do clima de tensão entre brasileiros e venezuelanos após confusão que resultou em duas mortes na quinta-feira, 6.

A reportagem tentou contato com o Consulado, mas não obteve resposta. O clima onde ocorreu o conflito é de tensão, uma vez que muitos imigrantes se dizem apreensivos com o que pode acontecer. Muitos deles, inclusive, relataram ter visto pessoas circulando pela região armadas.

Sobre as mortes, a Polícia Civil informou, por meio de nota, que já iniciou uma investigação para apurar os fatos. 

“As diligências iniciais sobre a situação que vitimou um brasileiro e um venezuelano, no fim da tarde de quinta-feira, 6, no bairro Jardim Floresta, revelam que são muito comuns furtos nos supermercados daquela região praticados por venezuelanos e que, após a criação do abrigo na localidade, os crimes desta natureza aumentaram exponencialmente”, destacou.