Política

Secretário de Saúde diz que Estado terá serviço de radioterapia em 2018

Em entrevista ao Programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, o recém-empossado titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Paulo Linhares, informou que, a partir de 2018, pacientes em tratamento contra o câncer poderão contar com o serviço de radioterapia em Boa Vista, sem a necessidade de se deslocar a outros estados para Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O aparelho de radioterapia foi doado pelo Governo Federal por meio do Plano Nacional de Expansão da Radioterapia, do Ministério da Saúde.

Segundo Linhares, uma das atribuições do Estado neste processo foi a destinação do local onde o aparelho será instalado. “O prédio será construído próximo ao HGR [Hospital Geral de Roraima], por trás do Laboratório de Anatomocitopatologia de Roraima [Laper]. O plano inclui construção do espaço destinado para instalação do aparelho e a aquisição de um acelerador linear, equipamento usado para o tratamento de radioterapia”, explicou.

Outra atribuição do Governo do Estado foi a elaboração do projeto para a instalação do serviço de radioterapia. “O projeto final deve ser enviado para o Núcleo Estadual do Ministério neste mês para avaliação por parte da Vigilância Sanitária. Após aprovação, o Governo Federal deve levar o projeto para licitação, o que está previsto para ocorrer até o fim do ano. Em seguida serão iniciadas as obras, que devem durar um ano”, detalhou o secretário.

A Sesau também enviou dois profissionais da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) para se qualificarem em São Paulo, onde estão desde maio. Outros três técnicos de radiologia da unidade começam o curso técnico em radioterapia na Bahia, a partir deste mês até fevereiro do ano que vem. Estes profissionais irão manusear o aparelho de radioterapia e realizar diversas atividades referentes ao serviço.

Linhares destacou que a previsão é que o novo serviço esteja à disposição a partir do segundo semestre de 2018. “Como o processo ainda está em andamento, acredito que em meados de julho tudo esteja tudo pronto. Isso irá reduzir consideravelmente os nossos gastos com TFD. Para se ter uma ideia, em 2015 tivemos 281 TFDs, destes, 90% foram de pacientes em tratamento por meio de radioterapia. Não é apenas o Estado que sai beneficiado com menos gastos, mas também o paciente, que não precisará se deslocar para outro Estado em um momento delicado de sua vida”, afirmou.

EMENDAS – Quanto à liberação das emendas parlamentares que garantem a manutenção do Sistema Único de Saúde em Roraima, Paulo Linhares afirmou que a Sesau ainda aguarda liberação por parte do Governo Federal. “Temos muita verba pra receber de emendas que nossos parlamentares destinaram para a saúde em Brasília, porém o Ministério da Saúde ainda não liberou. Não sabemos qual é o problema, pois as verbas destinadas para o mesmo fim estão sendo liberadas para a Prefeitura de Boa Vista, que tem uma rede bem menos complexa que a nossa”, disse.

Ele frisou ainda que, nos últimos dois meses, houve expectativas para a liberação dos recursos, mas todas frustradas. “Temos cobrado, mas até agora nada foi liberado.

Essa verba é mais do que fundamental, pois a manutenção do SUS não é barata. Espero que isso não venha prejudicar futuramente a instalação da unidade de tratamento contra o câncer por meio de radioterapia”.

Publicidade