Cotidiano

Saiba o que vai funcionar durante o feriado de São Pedro

Durante o feriado, o transporte público vai operar com 85% de sua capacidade; Os serviços essenciais seguem sem alteração de rotina

Em razão do feriado municipal de São Pedro, celebrado amanhã, 29, o expediente dos órgãos públicos do Governo e da Prefeitura só deverão ser retomados apenas na segunda-feira, 02 de julho. Nesse dia, apenas os serviços essenciais vão funcionar normalmente.

SAÚDE – Nas unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência como o Hospital Geral de Roraima (HGR), Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) e Pronto Atendimento Cosme e Silva (PACS), as atividades vão ocorrer normalmente, ou seja, sem nenhum tipo de mudança. O mesmo também vale para as unidades do interior e Central Estadual de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Com relação às atividades dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que estes locais vão funcionar normalmente para o atendimento aos pacientes já internados.

As atividades externas devem retornar na terça-feira, 3 de julho, uma vez que na segunda, 2, haverá jogo da seleção brasileira pela Copa do Mundo da Rússia. O mesmo deve ocorrer em unidades que realizam atendimento ambulatorial, como a Clínica Especializada Coronel Mota (CECM), Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM), Núcleo Estadual de Reabilitação Física (Nerf) e Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem (CCDI)

SEGURANÇA – Na parte de segurança pública, as delegacias de polícia vão operar normalmente, em regime de plantão para registro de Boletim de Ocorrência.

Os casos mais graves como Auto de Prisão em Flagrante (APF), Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e requerimento de Medidas Protetivas de Urgências (MPU) serão encaminhados para a Central de Flagrantes do 5º Distrito Policial (5º DP), localizada no Distrito Industrial.

Já a Polícia Militar vai manter o policiamento normalizado na capital e nos municípios do interior do Estado.

BUSCA E SALVAMENTO – Com relação às atividades do Corpo de Bombeiros, o órgão informou que funcionará com efetivo operacional reforçado para o feriado de amanhã. Na ocasião, serão empregados bombeiros especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento em altura, terrestre, veicular, operações de busca e salvamento e operações de mergulho.

Na capital, o serviço funcionará com dois Caminhões da Companhia de Combate a Incêndio, com capacidade de 10 mil litros cada; uma ambulância do Resgate Urbano a Acidentados (RUA). O serviço ordinário ainda conta com uma caminhonete da Companhia de Busca e Salvamento, além das guarnições de combate a incêndios florestais preparadas para atender eventuais chamadas dessas ocorrências na área urbana e rural.

Nos município de Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima, o órgão manterá os serviços nas companhias com caminhões de combate a incêndios e equipes do Grupamento de Busca e Salvamento. Em todos os quartéis há mergulhadores escalados nos plantões.

O CMB reforçou ainda que por conta do período chuvoso, a Defesa Civil decidiu manter guarnições de sobreaviso, para pronto emprego em possíveis demandas em situação de emergência ocasionada pelas chuvas que poderão surgir no período do feriado prolongado.

O órgão reforça alertando que todas as ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, afogamentos, incêndios em residências, comércios e veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente a Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.

MUNICÍPIO – Já pelo município de Boa Vista, a Prefeitura informou que o transporte público vai operar com 85% de sua frota na sexta, 29; sábado, 30; e domingo, 1º de julho. Havendo aumento na demanda, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) pode disponibilizar ônibus extras.

Os táxis-lotação estarão disponíveis das 8h às 12h, no feriado e no domingo, 1º de julho. Já no sábado, 30, os “lotações” começam a circular das 6h às 14h.

Já os serviços essenciais como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), coleta de lixo, Guarda Municipal, Central 156 e atendimento do Hospital Infantil Santo Antônio (HCSA), vão funcionar normalmente.