Esporte

Sábado de altos e baixos para Rafael Lucena

Piloto largou em segundo na Copa VB Fiamoncini em Brasília (DF)

Na manhã deste sábado (15), o piloto Rafael Lucena participou de mais uma prova de kart em Brasília (DF).

Dessa vez, ele encarou etapa da Copa VB Fiamoncini Pro 400. Largando de segundo, o roraimense enfrentou problemas durante a corrida e completou em décimo quarto lugar.

Os trabalhos no Ferrari Kart foram iniciados às 8 da manhã, com a pesagem e abastecimento dos karts.

Ao todo 21 competidores inscreveram-se para o evento organizado pela Federação de Automobilismo do DF e pelo Kart Clube de Brasília.

Às 9h20 os pilotos saíram à pista para os 5 minutos da classificação. A pole ficou com o piloto Luiz Rogério. Rafael Lucena fez um treino excepcional e pela primeira vez o roraimense largou na fila 1, na segunda colocação.

“Consegui fazer um bom treino. O kart estava impecável. Em treinos ontem (sexta), sabíamos que com pneus novos os tempos iam baixar, mas não esperava que estava em condições de brigar pela pole. O kart estava muito rápido realmente. Isso mostra que hoje tínhamos condições de andar na frente e conquistar quem sabe um pódio. Antes da largada tava bem animado com o desempenho”, disse Rafael.

As 10 da manhã os karts largaram, com poucos incidentes, e os quatro primeiros já se destacavam. Logo nas voltas iniciais já haviam se distanciado dos demais.

Rafael Lucena se manteve com os líderes, sempre andando na segunda ou terceira colocação, quando por volta de 15 minutos de prova percebeu um problema no kart.

“Achei que pudesse ser a embreagem, resolvi parar nos boxes pois estava perdendo muito tempo. O Ismael (mecânico preparador) foi logo nos freios, fez regulagens, mas o problema persistiu, e parei por mais 2 vezes. Na última parada, é que vimos que o pedal do acelerador prendia na gravata (acessório na frente do kart) e, portanto o kart não estava desacelerando quando soltava o pedal. Era um problema bobo, mas são coisas que acontecem em corridas”, ressaltou Lucena.

Nos minutos finais da prova, muitos pilotos abandonaram por falta de combustível. No regulamento da Copa VB Fiamoncini, os motores Pro 400 são livres e a única exigência é que cada piloto já na classificação saia dos boxes com 5 litros de combustível.

Isso transfere ao piloto e a equipe a responsabilidade de criaremestratégias para buscar o melhor consumo e desempenho.

Após os 55 minutos de disputas, o bom público que compareceu ao Ferrari Kart viu o piloto Luiz Rogério garantir a primeira colocação, seguido por Victor Dutra e Dokas.

“Apesar do que aconteceu, fiquei muito feliz com o desempenho. É um kart novo e estamos em condições de conquistar bons resultados. Parabéns aos meus companheiros de equipe Victor Dutra (segundo colocado) e Saulo Araújo (sexto colocado) que conquistaram bons resultados para a Ismael Preparações”, disse Rafael.

Os próximos desafios do piloto roraimense serão no mês de setembro. Ele disputará mais etapas na Copa Brasília de Kart Endurance e da Copa VB Fiamoncini.