Saúde e Bem-estar

Jovens de 20 a 29 anos devem ter duas doses de vacina

A campanha de vacinação contra o sarampo faz parte das ações do Movimento Vacina Brasi

Você que tem entre 20 e os 29 anos de idade, e ainda não está vacinado contra o sarampo, esse é o momento de se proteger e ajudar a cuidar das pessoas ao seu redor! Todos dessa faixa etária devem ter registro de duas doses da vacina. Por isso, o Ministério da Saúde convoca mais de nove milhões de adultos jovens a se vacinarem na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

Jovens dessas idades foram os mais atingidos pelo sarampo nos últimos meses e, são também, as pessoas que menos frequentam as unidades de saúde. “Quem costuma ir às Unidades de Saúde são as crianças levadas pelas mães, são as gestantes, são os idosos que utilizam com regularidade as unidades assistenciais. Essa uma população [adultos jovens] que normalmente não visita a unidade de saúde”, , explica o ministro interino do Ministério da Saúde, João Gabbardo.

A técnica financeira, Camila Dantas Pimenta, é exemplo desta realidade preocupante. Ela tem 28 anos e ainda não tomou a vacina contra o sarampo. Apesar disso, ela sabe a necessidade dessa proteção e vai buscar a vacina. “Eu sei que essa vacina vai muito além de uma proteção individual do combate à doença. Você fica imune e ainda evita que outras pessoas sejam infectadas com o seu vírus”. Camila considera essa campanha uma ótima oportunidade para se proteger. Eu vou aproveitar, sim, essa nova campanha. Não vou perder de jeito nenhum porque em outro momento eu não pude me vacinar e fiquei sem essa importante proteção”, acrescentou.

Além da vacinação, o Governo Federal está preparando novas formas de incentivar essa faixa etária a participar da campanha. “Nós vamos ter que saber onde é que elas estão e nós vamos ter que ir até onde elas estão, ou tentar facilitar para que elas possam se deslocar da indústria, do comércio, das universidades para chegar até um local onde haja a disponibilidade da vacina”, afirmou João Gabbardo.

A campanha de vacinação contra o sarampo faz parte das ações do Movimento Vacina Brasil e o dia D será realizado no dia 30 de novembro, mesmo dia que a campanha se encerra. É importante lembrar que o surto de sarampo ainda está acontecendo no Brasil. Atualmente, 5.660 casos foram confirmados e 19 estados se encontram em transmissão ativa.