Saúde e Bem-estar

Intensificação de vacina se encerra em pontos estratégicos

Boa Vista está em alerta devido a um caso confirmado da doença na Venezuela

Para proteger a população contra a febre amarela, a Prefeitura de Boa Vista tem intensificado a vacinação. Durante duas sextas-feiras, as equipes estiveram em pontos estratégicos da capital para imunizar o maior número de pessoas contra a doença. Nesta sexta-feira, 24, os vacinadores voltaram à Feira do Produtor e a um grande supermercado, na BR-174.

Boa Vista não tem caso confirmado de febre amarela, mas a situação é de alerta devido à condição epidemiológica da Venezuela, onde foi confirmado um caso em um indígena sem histórico de vacinação, em outubro do ano passado.

Na feira e no supermercado, as equipes orientaram sobre a importância de estar protegido contra a febre amarela e vacinaram quem não tinha registro da dose no cartão. A superintendente municipal de Vigilância em Saúde, Francinete Rodrigues, destaca que os atendimentos nos dois pontos estratégicos tiveram um alcance positivo

“É de fundamental importância o reforço das ações em locais fora das unidades. Foram duas sextas-feiras em que a população que ainda não tinha a vacina aproveitou para se proteger, isso é importante para que não ocorra nenhum caso”, disse.

Dona Alzirene Silva, 56, trabalha há 17 anos com a venda de goma e farinha na Feira do Produtor. Ela aproveitou a presença das esquipes para se vacinar.

“Aqui na feira há uma aglomeração de pessoas, é um bom local para se vacinar, pois além de vir fazer as compras, as pessoas já aproveitam para receber a dose da vacina. Como trabalho aqui na feira, isso facilita muito pra mim, em vez de sair para ir até o posto, já tomo [a vacina] aqui no meu local de trabalho”, contou.

Flávio Henrique Souza, 27, é técnico em refrigeração e ficou sabendo da vacinação na feira por meio da televisão. “Quando soube que a vacina estaria disponível na feira, tirei um tempo para vir aqui, é sempre bom se prevenir e evitar a doença”, comentou.

As ações na Feira do Produtor e no supermercado se encerram, mas as doses da vacina continuam disponíveis nas unidades básicas de saúde da prefeitura que possuem sala de vacina, inclusive, nas que funcionam até meia-noite.

Quem deve se vacinar?

Crianças a partir de nove meses de idade, nesse caso, a vacina é obrigatória e um reforço aos 4 anos de idade. Se a pessoa tiver recebido uma dose da vacina antes de completar cinco anos de idade, está indicada a fazer a dose de reforço, independente da idade em que está agora. Gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos acima de 60 anos só podem tomar a vacina mediante liberação médica.