Saúde e Bem-estar

Intensificação da vacina ocorre em todas as unidades de saúde

Boa Vista não possui casos confirmados

Nesta sexta-feira, 17, as equipes de imunização da Prefeitura de Boa Vista ampliaram os atendimentos da vacinação contra febre amarela em dois locais estratégicos da cidade: a Feira do Produtor, no bairro São Vicente, e em um supermercado na BR-174.

 O coordenador do Centro Municipal de Imunização, Romildo Azevedo, ressaltou a importância de buscar a prevenção contra a doença, devido a situação epidemiológica na Venezuela, onde foi confirmado um caso em um indígena sem histórico de vacinação, em outubro do ano passado.

 “O município de Boa Vista não tem caso notificado nem confirmado de febre amarela, mas no país vizinho teve um caso confirmado, existe a crise migratória, nós temos um potencial transmissor, que é o Aedes aegypti. Por isso, que a gente está fazendo essa intensificação para proteger a nossa população”, explicou.

Dona Maria José da Silva, 54 anos, é feirante, trabalha há mais de 10 anos na Feira do Produtor. Ela sabe da importância de cuidar da saúde e manda um recado. “Tem gente que medo, acha que é um bicho de sete cabeças. Gente, vamos tomar a vacina, porque é a nossa saúde. Eu não deixo a minha atrasar”, destacou.

Números parciais – Somente na primeira semana de intensificação da vacinação, compareceram para avaliação dos cartões nas unidades 2.546 pessoas, destas, 1.247 foram vacinadas, na faixa etária de 9 meses a 4 anos e de 5 a 59 anos de idade.

 Público-alvo – Crianças a partir dos 9 meses de idade e adultos até 59 anos que não tenham registro da dose, além do reforço para as crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A febre amarela é prevenida pela vacina, que é segura e eficaz. Uma dose é suficiente para imunizar por toda a vida.

Casos – Atualmente o Brasil tem registros apenas de febre amarela silvestre – que é transmitida por mosquitos que vivem no campo e na floresta. Em Boa Vista não há nenhum caso registrado.

 As ações de vacinação continuam nas unidades básicas de saúde da prefeitura e na próxima sexta-feira, 24, nessas duas localidades. A ideia é alcançar o maior número  possível de pessoas que ainda não receberam a vacina.