Saúde e Bem-estar

Confira exercícios que emagrecem mesmo quando a genética dificulta

A genética é um dos principais fatores que influenciam no sobrepeso e na dificuldade de emagrecer. Porém, um estudo realizado pela Universidade de Taiwan revelou os seis exercícios mais eficazes para controlar o ganho de peso, principalmente para quem tem tendência à obesidade.

A pesquisa contou com a participação de 18 mil pessoas da base de dados chinesa de pesquisa biomédica, com idade entre 30 e 70 anos. Durante o estudo, especialistas analisaram fatores como índice de massa corporal (IMC), percentual de gordura corporal, circunferência de cintura, circunferência de quadril e relação cintura-quadril.

O estudo aponta que esses esportes ajudam a reduzir o IMC, mesmo em pessoas cuja genética as deixem mais propensas a terem peso excessivo. Mas, os especialistas recomendam que sejam praticados regularmente, sendo pelo menos três vezes por semana e por no mínimo 30 minutos.

Além disso, a pesquisa apontou que atividades como ciclismo, alongamento e natação não conseguem evitar os efeitos da genética sobre a obesidade. Isso porque, de acordo com o principal pesquisador do estudo, Wan-Yu Lin, os alongamentos consomem menos energia que as demais atividades e a natação estimula o apetite.

Exercícios para emagrecer

De acordo com os autores do estudo, as modalidades mais indicadas para controlar o sobrepeso e a obesidade são, nesta ordem:

Jogging, ou o trote

Quem já está em um nível mais avançado da caminhada pode adotar o trote como exercício. O estilo se diferencia do anterior tanto no ritmo, que neste é mais acelerado, e também na passada, que é mais curta do que quando caminha.

Caminhada

A caminhada é um dos exercícios mais fáceis de realizar, pois não exige habilidade, é barata, pode ser feita praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser executada dentro de casa se você tiver uma esteira.

Marcha atlética

Marcha atlética é uma modalidade do atletismo onde se executa uma progressão de passos de maneira que o atleta sempre mantenha contacto com o solo com, pelo menos, um dos pés.

Dança

A dança pode trazer ao ser humano inúmeros benefícios: terapêuticos, culturais, sociais, educacionais a científicos. Como em toda atividade física o cérebro libera serotonina, substância que traz a sensação de alívio, melhorando o humor e o sono.

Yoga

O yôga traz diversos benefícios para a saúde, tanto de mulheres quanto de homens, porque trabalha o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e facilitar o emagrecimento. 

Publicidade