Saúde e Bem-estar

Como cuidar corretamente da higiene íntima masculina

Falta de higiene é uma das principais causas de câncer de pênis

Não são apenas as mulheres que precisam secar a região íntima após urinar, os homens também precisam ter esse e outros cuidados para evitar doenças. A falta de higiene íntima é uma das principais causas do câncer de pênis.

“Pelo fato do tema ser pouco discutido pro ser um tabu, existe pouca informação sobre o assunto. Poucas pessoas sabem, mas existe esse câncer que pode ser tão devastador quanto o câncer da próstata, e ele está relacionado a má higiene dessa relação genital” explicou a psicóloga e sexóloga Maíne Ferreira.

Existem alguns sintomas que as pessoas precisam ficar atentas: Se há uma ferida que nunca cicatriza, vermelhidão e coceira são alguns deles. “A prevenção é muito simples, a higiene deve ser importante. Muitos homens que ainda possuem a glande e não passou pela retirada desse órgão produzem um fluído chamado esmegma, que é a substância branca e pastosa que se encontra entre a glande e o prepúcio do homem que é natural, porém precisa ser lavada corretamente e não pode se acumular na pele” explicou.

Segundo a sexóloga, o câncer de pênis é mais comum entre os homens com mais de 40 anos e possui um grande índice de casos na região norte e nordeste.

“Da mesma forma que as mulheres frequentam a sua ginecologista, os homens também deveriam ter todo esse cuidado com sua região intima” reforçou.

                                                                    

Dados

O câncer de pênis é um tipo raro de câncer, com maior incidência em homens que têm 50 anos ou mais, embora possa atingir também os mais jovens. A doença está associada à má higiene íntima, à infecção pelo pipolmavírus humano (HPV) e a homens que não se submeteram à circuncisão, a remoção do prepúcio, pele que reveste a glande – a “cabeça” do pênis.  

No Brasil, o câncer de pênis é mais comum nas regiões Norte e Nordeste, representando 2% de todos os tipos de câncer que atingem os homens. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a evolução do tumor e a posterior amputação total do pênis, que traz consequências físicas, sexuais e psicológicas ao homem.