Saúde e Bem-estar

Campanha incentiva à prevenção de Câncer de pele

Câncer de pele é o de maior incidência em Roraima 

Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) iniciou o movimento de combate à doença batizado “Dezembro Laranja”, que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.

Para a dermatologista Ana Paula Vitti, a campanha deve ser ainda mais reforçada em Roraima, já que 58, 3% dos casos totais de câncer registrados no estado são de pele.  De acordo com Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) foram registrados 1.431 casos de câncer, dos quais 835 eram de pele, um total de 58,3%.

Segundo a especialista, devido o estado estar localizado sob a linha do Equador, as condições climáticas fazem que as incidências dos raios ultravioletas A e B sejam mais agressivas na região.

O uso de protetor solar é muito associado às atividades de lazer principalmente em praias e piscinas, no entanto, a exposição solar diária, durante as atividades rotineiras do dia a dia, como na locomoção a pé, no carro ou transporte coletivo, nas atividades de educação física em escolas e, especialmente, dos trabalhadores ao ar livre, é muito mais danosa à saúde da pele do que a exposição intencional.

“Da infância até os 18 anos de idade, é quando o cuidado com a pele deve ser ainda mais intenso e crucial para evitar o desenvolvimento de um câncer de pele, o cuidado deve ser tomado pelos pais ao longo de todo o crescimento da criança, sempre prevenindo insolações e outros contatos agressivos com o sol” explicou.

Dezembro Laranja

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.