Cotidiano

Rotary Club de Boa Vista-Caçari completa 20 anos de fundação

O voluntariado ganhou forte adesão nos últimos anos. O apelo nas redes sociais e as facilidades em montar estruturas capazes de ajudar na solução dos problemas comunitários tiraram o cidadão, antes passivo, de casa e o levaram onde sua ajuda é necessária. Criado nos Estados Unidos, há 112 anos, o Rotary International nasceu na cidade de Chicago, onde problemas complicados já existiam no começo do século passado. Hoje, com mais de 1,2 milhão de associados, atua em todos os pontos do planeta, como rede potente de serviços.

No dia 03 de setembro, a mais nova unidade rotária em Roraima completou 20 anos de fundação. Nesse período, os rotarianos roraimenses atuaram – e continuam atuando – em diversas áreas de interesse da comunidade, como saúde, educação, saneamento básico, preservação ambiental.

Os primeiros trabalhos do clube foram o apoio às vítimas do grande incêndio ocorrido no interior, em 1998, com arrecadação e entrega de roupas aos atingidos pela tragédia, o projeto Drogas: Tô Fora!, em parceria com a Maçonaria e os clubes de jovens das duas entidades, além da campanha de vacinação contra a poliomielite, considerado o maior projeto humanitário desenvolvido por entidade privada em todos os tempos.

Na área educacional, o clube mantém o programa RYLA, abreviatura em inglês para Prêmio Rotary de Liderança Juvenil, evento destinado a incrementar o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Nos últimos anos, a parceria é com o Centro Universitário Estácio da Amazônia, cujos alunos participam do RYLA. O Rotary também apoia a Creche Pequeno Príncipe, na periferia da cidade, com o fornecimento de materiais e equipamentos diversos, em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Roraima (MPT/RR) e com o Conselho Regional de Contabilidade em Roraima (CRC/RR).

A saúde, além das campanhas de vacinação, tem sido apoiada através de doações de sangue ao Hemocentro, entrega de vasilhames para a coleta de leite materno, na Maternidade, além de testes para verificação de Hepatites B e C na população boa-vistense, em campanhas desenvolvidas em parceria com os shoppings locais. Também faz parte da lista de atividades do Rotary local a doação de cadeiras de rodas especiais, em parceria com o MPT/RR,e empréstimo de cadeiras convencionais a pessoas necessitadas. Os rotarianos também auxiliam no plantio de árvores, orientação e reconhecimento profissional.

Para a presidente do clube, Ivete Bragato, o resultado visto nos relatórios anuais anima os rotarianos a empreender ainda mais esforços no serviço voluntário. “Ajudar quem precisa é nosso desafio diário. Nosso clube ainda é jovem, tem apenas 20 anos, mas podemos afirmar, sem erro, que contribuímos de maneira efetiva a melhorar a vida do cidadão roraimense”, avaliou a dirigente.

Publicidade