Cotidiano

Rorainópolis e Amajari também vão receber recursos da Integração Nacional

Os recursos do Ministério da Integração Nacional serão para a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas, e atender áreas como a bovinocultura e a eletrificação rural

Na assinatura de convênios feitos entre a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e o Ministério da Integração Nacional, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento regional em Roraima, os municípios de Rorainópolis e Amajari também serão beneficiados com projetos de eletrificação rural e avicultura.

Além deles, os municípios de Caroebe e comunidade indígenas de Normandia serão beneficiados com recursos para a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas e o incentivo à bovinocultura. Ao todo, será um investimento da ordem de R$ 11 milhões para quatro municípios roraimenses, fruto de emenda parlamentar do deputado Édio Lopes.

Do valor total de investimentos, R$ 6,1 milhões destinam-se ao município de Normandia. Os recursos contemplam, ainda, a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas e o incentivo à bovinocultura. O prefeito Jairo Araújo compareceu à assinatura dos convênios e ressaltou a importância das iniciativas. “São benefícios que contribuem efetivamente para fortalecer a população”, disse. O prefeito de Caroebe, Paulo Ortiz, e lideranças indígenas da reserva Raposa Serra do Sol também participaram do ato.

Mais de 500 famílias serão contempladas pelo projeto de eletrificação rural no município de Caroebe, distante 338 quilômetros da capital Boa Vista. Já em Normandia, onde mais de 70% da população é indígena, os investimentos vão permitir levar energia elétrica a aproximadamente 200 famílias em oito comunidades na região do Baixo Cotingo, na reserva Raposa Serra do Sol. “Além de proporcionar mais qualidade de vida a esses povos, garantimos condições para que eles possam produzir mais e melhor”, pontuou o deputado Édio Lopes.

Comunidades em Rorainópolis também serão beneficiadas por projetos de eletrificação rural. Já o município de Amajari, no norte de Roraima, receberá recursos para implementar a rede elétrica e para a construção de três galpões destinados à avicultura. As prefeituras serão responsáveis pela implantação e execução dos projetos, sob a orientação de equipes técnicas da Sudam.