Esporte

Roraimense disputa Circuito Pan-Americano de Paraciclismo

O paraciclista encara a maior competição da América Latina, em São Caetano do Sul/SP, na categoria Handbike H1 na qual ocupa a segunda colocação do ranking brasileiro.

O paraciclista Hermano Damasceno disputará o Paraciclismo Sul-Americano 2018 a partir desta sexta-feira, 24, até o domingo 26. O evento ocorrerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Caetano do Sul/SP com grandes nomes da modalidade.

Hermano, que é tetraplégico, integra a categoria H1 (Handbike) e competirá nas provas de Contra-Relógio e Estrada, que ocorrem no Centro Paralímpico. De acordo com a União Ciclística Internacional (UCI), o paratleta atualmente ocupa a segunda colocação no ranking brasileiro de sua categoria e o 16º no ranking mundial. O objetivo do paraciclista é somar pontos em busca de uma vaga nas Paraolimpíadas de Tóquio em 2020.

Considerada uma das competições mais disputadas com quase 60 km, o Paraciclismo Sul-Americano, é organizada pela confederação Brasileira onde reúnem-se grandes nomes da modalidade.  

O roraimense se diz estar bastante confiante, já que participa de eventos nacionais desde 2014, e em 2018 se prepara, desde maio, como objetivo de somar pontos para o ranking mundial.

“A preparação foi toda feita aqui mesmo em Boa Vista, a gente faz um treinamento na bike todos os dias da semana, musculação três vezes na semana e a expectativa é de que possamos trazer, pelo menos um lugar no pódio. Estou preparado, me dediquei por três meses e estamos aí com a expectativa muito boa de conseguir um resultado positivo. Gostaria de pedir a oração e a torcida de todos vocês”, disse Hermano.    

Especificamente para esta competição, o roraimense fez sua preparação nas ruas de Boa Vista e também na BR 174. Os treinos incluíram musculação três vezes por semana e também acompanhamento nutricional durante todo o período de treinamento.

O paraciclista viajou nesta quinta-feira, 23, e depende de apoio e patrocínio enquanto estiver neste e demais eventos. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 99170-6007.